Com objetivo de capacitar os assentados com técnicas de prevenção, a secretaria Executiva de Defesa Civil implantou o Núcleo Comunitário (Nudec), no assentamento Celso Daniel, que promove cursos de capacitação em parceria com a Petrobras e o Comitê de entidades no combate a fome e pela vida (Coep). Na sexta-feira (7), o curso foi ministrado pela técnica de enfermagem do trabalho da Petrobras, Ilma de Souza. Cerca de 40 agentes voluntários participaram da capacitação.
Além do curso de técnicas de prevenção e primeiros socorros, os assentados tiveram aulas de combate a incêndio florestal e palestra sobre prevenção de acidentes domésticos, reciclagem de lixo e Defesa Civil. Na tarde desta sexta, os agentes voluntários aprenderam a identificar o perfil da pessoa socorrida, lesões trauma ortopédico, ferimentos abertos e fechados, picadas de animais peçonhentos e sangramentos.
De acordo com Ilma de Souza, o curso foi de muita importância para os assentados. ”Queremos capacitar os voluntários para agirem em situações de risco, além de voluntários da Defesa Civil, são atuantes na comunidade” completou.
Já o presidente da associação do Assentamento Celso Daniel, José Ribamsu, ressaltou a qualidade da capacitação para os assentados.”Sabemos de nossas dificuldades, mas queremos sempre o melhor para a comunidade. Com o apoio da prefeitura de Macaé, estamos conseguindo desenvolver ações permanentes em nossa comunidade”, frisou.