Foto: Bruno Campos
Atividades aconteceram no Pontal e Praia da Barra
A primeira atividade do cronograma da frente de trabalho para os pescadores e descascadeiras cadastrados no Defeso do Camarão e da Piracema foi realizada, na manhã desta sexta-feira (29), no Pontal e Praia da Barra de Macaé. As ações contaram com a limpeza desses locais e os resíduos foram descartados por equipes da Secretaria de Serviços Públicos.
Segundo o secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, a participação do pescador nas atividades da frente de trabalho é fundamental para garantir o pagamento no período de defeso. "Eles receberão um salário mínimo e, para isso, precisam assinar a lista de comparecimento às atividades. Em seguida, enviamos esse documento para o setor responsável na prefeitura, que libera o pagamento", explicou.
Ele acrescentou ainda que o defeso deste ano conta com 450 pescadores e 50 descascadeiras de camarão, que também ficam impedidas de trabalhar durante esse período. "Está previsto realizarmos essas atividades até o final do mês de maio", acrescentou.
A descascadeira, Andréia Souza, que está nessa atividade há 15 anos, conta que participar do defeso é importante para sua família, pois o esposo, Marcos Mesquita, é pescador e também fica impedido de trabalhar nesse período. "Com o dinheiro que recebemos compramos alimentos e pagamos algumas contas", disse.
Cronograma Frente de Trabalho Municipal:
06/05 - Pontal e Praia da Barra- 8h
13/05 - Pontal e Praia da Barra-8h
19/05 - Paço Municipal (Prefeitura)-8h
27/05 - Pontal e Praia da Barra-8h