Foto: Bruno Campos
Cronograma de atividades segue até dia 31 de maio
A primeira atividade do cronograma da frente de trabalho para os pescadores cadastrados no Defeso do Camarão foi realizada nesta terça-feira (13). Cerca de 300 profissionais estiveram no Paço Municipal para assistir a palestra 'Reciclagem de Lixo e Saúde'. As ações continuarão até dia 31 de maio e incluem limpeza e coleta de lixo em locais como Pontal, praia da Barra e canal do Rio Macaé.
Segundo o secretário de Pesca e Aquicultura, Sérgio Júnior, a participação do pescador nas atividades da frente de trabalho é fundamental para garantir o pagamento no período de defeso. "Eles receberão um salário mínimo nos meses de março, abril e maio para compensar o fato de que, durante 90 dias, esses profissionais estarão impedidos de pescar espécies como os camarões Sete Barbas e Rosa", explica.
Neste primeiro encontro, os pescadores receberam informações sobre preservação do Meio Ambiente e a importância dos trabalhos do cronograma da frente de trabalho, em palestra ministrada por Keity Nocchi. "Mostramos como o reaproveitamento pode contribuir para a redução da produção de lixo e como é possível prevenir doenças via práticas de limpeza e coleta adequada de resíduos", informou Keity que é mestre em ciências biológicas e doutoranda em fisiologia, e funcionária da Secretaria Municipal de Saúde.