logo

Definido o regulamento do Estadual adulto de basquete

12/09/2007 12:05:03 - Jornalista: Tiago Ferreira

Após quase dois meses de atraso, foi realizado na tarde desta terça-feira (11), na sede da Federação de Basquete do Rio de Janeiro (Fberj), a reunião arbitral que definiu o Campeonato Estadual adulto. Ao todo, oito equipes confirmaram participação no certame: Liga Macaense, Flamengo, Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Campos, Club Municipal e Iguaçu BC.

Ficou decidido no arbitral que a competição terá início no próximo dia 28 e, de acordo com o regulamento, todos os clubes jogarão a primeira fase entre si, em turno e returno, e os quatro melhores se classificam para as semifinais, sendo que o primeiro enfrenta o quarto e o segundo pega o terceiro mais bem colocado. Os playoffs serão disputados em melhor de três jogos.

Segundo José Mário Passo, diretor da Liga Macaense que representou o clube no arbitral, o campeonato termina no dia 21 de dezembro. “Na reunião ficou definido também que os clubes capixabas do Saldanha da Gama e do Cetaf poderão atuar pelo Vasco e pelo ACF/Campos sem a necessidade de transferência de jogadores e podendo mandar seus jogos em Vitória/ES”, disse.

Além disso, algumas partidas do Estadual adulto serão realizadas no Ginásio do Maracanãzinho, recém-reformado para os Jogos Pan-Americanos. O secretário estadual de Esporte e Lazer, Eduardo Paes, fez a oferta aos dirigentes dos clubes, que aceitaram de imediato. Mas, a princípio, apenas os clássicos devem ser realizados no local.

Jogos Abertos – Os Jogos Abertos do Interior (JAI) também foram definidos nesta terça, no Congresso Técnico da Suderj, realizado no auditório da Federação de Atletismo, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã. Macaé x Italva e Campos x São Gonçalo jogam no próximo dia 30, em Campos, definindo duas vagas para a fase final da competição. Nova Friburgo, Teresópolis, Paraty e Angra dos Reis jogarão pelas duas vagas restantes. A fase final, que será jogada em forma de quadrangular, terá Teresópolis como sede e será disputada no final de novembro.