Uma das principais atrações do Fest Verão Esportivo, o Campeonato Brasileiro de Frescobol reuniu os maiores atletas da modalidade do país. Com mais de 80 inscritos e vários estados representados, os campeões foram definidos neste domingo (9), na arena montada na Praia Campista. O evento é uma realização da Prefeitura de Macaé através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
Divididos em quatro categorias, o Brasileiro contou com a participação de amadores, profissionais masculino e feminino e dupla mista (um homem e uma mulher). Já no primeiro dia de competição, no sábado (8), as eliminatórias definiram as oito melhores duplas que brigariam pelo lugar mais alto do pódio.
De acordo com organizadores do evento, o sistema de pontuação é baseado em cinco quesitos básicos: sequência (maior duração de trocas de bola sem deixá-la cair), ataque (soma-se mais pontos a dupla com maior agressividade no ataque), equilíbrio (avalia-se a igualdade de ataque e defesa entre os componentes da dupla), destreza (conta-se as variações de habilidade dos jogadores) e potência (soma-se mais pontos as trocas de bolas com maior intensidade).
Com um temperatura agradável e boa presença de público, o segundo dia de competição mostrou o equilíbrio entre os participantes. Para Marcelo Salvini, presidente Associação Macaense de Frescobol (Amafre), o nível da competição foi ponto alto da competição. “Sem dúvida esta etapa é uma das melhores já vistas em matéria de organização, infraestrutura e índice técnico dos competidores. São atletas de ponta de vários estados como São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro”, declarou Salvini.
Entre os amadores, a dupla Junior e Chico levaram a melhor, seguidos por Fernando e Val, Marcelo e Fernandinho, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já na profissional mista, dos oito finalistas, ficaram Camila e PH, com 72,38 pontos em quinto lugar, com Adão e Simone, totalizando 72,77 pontos, em quarto. Com o bronze, Tânia e Alemão computaram 73,45 pontos, Cleyde e Wellington garantiram o segundo posto com 83,03 pontos, e, no lugar mais alto do pódio, Silvia e Nilton, com 87 pontos.
Já na categoria profissional feminina, Camila e Silvia não tomaram conhecimento das adversárias e conquistaram o título brasileiro com 56,90 pontos. Vice campeãs, a dupla macaense, Tânia e Pilar computaram 53,07 pontos, seguidas por Cleide e Charlene (51,48), Simone e Jane (50,27) e Bertha e Cida (43,38).
Terminando as finais, entre os profissionais masculinos, os cariocas, PH e Claudinho com 86,61 venceram por diferença 0,49 pontos a dupla Alemão e Maurício (86,12). Completaram o pódio, Cacau e Marcos (80,33), Tacyano e Márcio (77,35) e Márcio e Wellington (76,59).
Treinando juntos há quatro meses, Claudinho que faz dupla com PH e garantiu o título nacional da competição, ressaltou que o frescobol é muito mais que um esporte. “Ficamos contentes com o resultado mas o que mais nos motiva é ver o crescimento do esporte que ainda é pouco reconhecido. Agradecer a Prefeitura de Macaé e Fesportur por este evento maravilhoso. Parabenizar a equipe de arbitragem que teve um nível altíssimo e, principalmente, o público que se fez presente. A disputa é sempre muito sadia, mas o que vale é reencontrarmos amigos e fortalecer os laços de união que este esporte proporciona”, disse Claudinho.
Também esteve presente no evento, o vice-presidente de Esporte da Fesportur, Henrique Gama, destacou a competição de nível nacional na programação do Fest Verão. “O frescobol é uma modalidade que está ganhando reconhecimento e nós aqui em Macaé temos um bom número de praticantes do esporte. Para a edição de 2014 prestigiamos a modalidade e ficamos satisfeitos com o grau de satisfação do publico que veio à arena e dos competidores”, ressaltou Gama. Ele informou ainda que a programação esportiva segue na próxima semana com as competições de futebol de areia, skate, surf, além da caminha da terceira idade.