logo

Delegação macaense participa da posse do Conselho de Cultura

31/05/2016 18:07:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

O novo Conselho Estadual de Política Cultural tomou posse nesta segunda-feira (30), às 18h, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Dentre os membros estão os conselheiros da Região Norte Fluminense, Bruno Azevedo, de São João da Barra, titular e Dilma Negreiros, de Macaé, suplente. O evento contou com a delegação macaense composta pela presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim e o vice Cláudio Santos.

A partir de agora, os conselheiros e seus respectivos suplentes irão participar da criação e do acompanhamento de políticas públicas na área da Cultura no cenário estadual. O Conselho é um órgão colegiado deliberativo, vinculado à secretaria de Estado de Cultura (SEC), de caráter permanente e com composição paritária entre poder público e sociedade civil. Pela primeira vez, metade dos representantes foi eleita diretamente pela sociedade civil.

O colegiado faz parte do Sistema Estadual de Cultura, instituído através da Lei nº 7035, de 7 de julho de 2015, que estabelece condições para a melhor formulação e gestão da política pública de cultura no Estado do Rio de Janeiro, em acordo com a União, com os municípios e a sociedade civil. Caberá ao conselho propor as metas do Plano Estadual de Cultura, bem como acompanhar e fiscalizar suas ações e resultados.

Foram empossados 16 conselheiros e respectivos suplentes eleitos em fóruns e conferências promovidos pela SEC, e 16 conselheiros e respectivos suplentes do poder público, indicados em composição que prevê nomes definidos pela Alerj, pelos poderes públicos municipal e estadual, pela Academia e por nomes de relevância cultural. Na composição dos novos conselheiros estão a secretária de Estado de Cultura, Eva Dóris Rosental, o secretário municipal de Cultura, Júnior Perim, a pesquisadora Heloísa Buarque de Holanda, e o produtor cultural Ecio Salles, um dos criadores da Festa Literária Internacional das Periferias (FLUPP).

Para a presidente da FMC, representar a Prefeitura de Macaé na posse dos conselheiros estaduais juntamente com outros gestores e expoentes da sociedade civil é bastante significativo porque demonstra o acompanhamento de cada região na formulação das políticas públicas culturais.

- Nossa presença reforça a contribuição de cada região. Por outro lado, a participação do novo Conselho Estadual de Política Cultural amplia ainda mais os horizontes, porque fortalece a construção das políticas culturais nos 92 municípios do estado - assegurou Tânia Jardim.

Ao fazer uso da palavra o representante da Região Norte Fluminense, Bruno Azevedo, disse que irá trabalhar para que as características culturais regionais não se percam.

- Fui um dos três conselheiros escolhidos para discursar na Tribuna da Alerj. Emocionante! Oficialmente, tomamos posse no Conselho Estadual de Política Cultural. Eu e a colega Dilma Negreiros vamos representar a Região que possui um potencial cultural extraordinário - disse o produtor cultural e artesão há 33 anos, Bruno Azevedo, que pensa em trabalhar para que as características culturais regionais não se percam. "Bem articulados poderemos trazer as políticas públicas de cultura para nossa região", acentuou.

A suplente Dilma Negreiros, fundadora do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH²), uma instituição sociocultural de utilidade pública, ressaltou que Macaé vai fortalecer o seu sistema municipal de cultura e irá se adequar ao sistema estadual e nacional, possibilitando assim fortalecer as ações culturais dos movimentos. "É muito importante colocar Macaé no cenário cultural de maneira eficiente e mais fortalecida”.



Veja a lista completa dos conselheiros empossados:

Representantes da sociedade civil (por área de atuação) - Alberto Cipiniuk (Artes Plásticas), Augusto Junior (Artes Cênicas), Carla da Silva (Literatura), Daniel Melo (Música), Robson Dias (Cultura Popular), Rodrigo Bouillet (Audiovisual); representantes da sociedade civil (por região) - Albes Ribeiro (Costa Verde), Bruno Costa (Norte Fluminense), Carlos Tostes (Noroeste Fluminense), Carlos Luiz (Baixada Litorânea), Célia Moreira (Centro-Sul Fluminense), Ivan da Costa (Baixada Fluminense), Marinez Fernandes (Médio Paraíba), Paulo da Silva (Metropolitana Leste), Reinaldo Sant'ana (Capital), Sayonara Zeitune (Região Serrana); representantes do Poder Público - Antônio Júnior, Cleisemery da Costa, Ecio Salles, Eduardo Valente, Emanuel Vieira, Eva Rosental, Heloísa Holanda, Heloisa de Andrade, Júnior Perim, Leonardo Guelman, Marcello Penha, Maria de Fátima, Morgana Almeida, Regina Abreu, Roberto Monzo e Silvia Silveira.