logo

Delegação macaense participa da VIII Conferência Estadual de Assistência Social

27/10/2011 16:10:10 - Jornalista: Lourdes Acosta

Realizada entre os dias 23 e 25 deste mês, no Centro de Convenções Sul América, do no Rio de Janeiro, a VIII Conferencia Estadual de Assistência Social reuniu mais de 900 representantes dos 92 municípios fluminenses, entre gestores, usuários e profissionais da assistência social. De Macaé, participaram dez delegadas dos setores governamental e Não governamental (ONG’s) e quatro convidados.

O evento foi promovido pela secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS-RJ) e teve como tema central: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, que participou ativamente dos três dias de debates, destacou que foi muito importante a presença da delegação macaense no evento, uma vez que foram discutidas as políticas públicas de assistência social dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e o modo como estas propõem caminhos facilitadores para que os cidadãos minimizem ou superem suas questões.

– A presença dos nossos delegados nas discussões das políticas de assistência social foi notável, pois a conferência já se tornou referência na promoção do desenvolvimento social e também um espaço para o avanço de novas conquistas na Assistência Social – disse.

A VIII Conferência Estadual de Assistência Social foi considerada pelos gestores como um marco, porque é a primeira depois que a presidenta Dilma Roussef sancionou, em 6 de julho, a lei que instituiu o Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Esta foi uma mudança na trajetória da política pública da assistência social que passou a ser a da seguridade. E os assistidos passaram a serem sujeitos de direitos”.

A secretária informou que Macaé também estará presente na etapa nacional que irá ocorrer em Brasília, no período de sete a 10 de dezembro. “É importante registrar que foi garantida a participação de Macaé, na VIII Conferência Nacional de Assistência Social, no Distrito Federal, através da participação de Tatiana Rocha, Coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas)”.

Segundo a presidente do conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), Leni Rangel, a VIII Conferência Estadual foi bastante positiva porque analisou o cenário estadual e apontou as diretrizes. “Muito positiva porque avaliou a política pública estadual de Assistência Social e propôs diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios”, assinalou Rangel.

Participaram da etapa estadual, no Rio de Janeiro, as seguintes delegadas: Leni Rangel, Eliana Feres, Nilmara Valadares, Orciléa Monteiro, Patrícia Mendonça e Raphael da Silva (representação governamental) e Altina Dantas, Vânia Tolipan, Kelly Dias e Tatiana Rocha (representação Não-Governamental).