logo

Delegação macaense participa de Conferência Estadual do Idoso

10/09/2015 16:21:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Direitos, modernização das políticas públicas e o papel do idoso na sociedade foram discutidos nesta quarta (9) e quinta-feira (10), no Centro do Rio. Trata-se da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que reúne representantes dos municípios fluminenses para discutir “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”.

Macaé foi representada por três delegados: Marilea Ramos, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Macaé (Conim), Sebastião de Paula Pirai, representante da sociedade civil organizada e Maria Clara Galiza de Almeida, da Procuradoria Geral do Município (PGM).

A Conferência Estadual tem como objetivo encarar o desafio de construir um novo paradigma no Estado do Rio de Janeiro, com a perspectiva de garantir uma política pública que favoreça a inclusão das pessoas idosas, que lide com a defesa da vida e com a garantia dos direitos trazidos pelas conquistas das legislações específicas da política do idoso.

- O propósito deste momento é de estabelecer prioridades no percurso de constituição da política estadual do idoso e de reflexão para construção coletiva de estratégias que promovam mudanças nas práticas inclusivas. Além disso, estamos discutindo o papel do idoso na sociedade com mais inclusão social -, ressaltou a presidente do Conim, Mariléia Ramos, completando que na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a discussão foi por mais qualidade de vida, justiça social e cidadania.

Durante os dois dias, a Conferência Estadual tornou-se um espaço livre e democrático de debates e troca de experiências na busca de um objetivo comum - garantir a participação e voz dos usuários da política pública, apontando para prioridades exigidas pelos idosos. No segundo dia do evento, foram escolhidos os delegados que representarão o Estado e também votadas as deliberações a serem apresentadas na Conferência Nacional, em Brasília.

A IV Conferência foi promovida pela Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI). Estiveram presentes na mesa de abertura o secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, José Luiz Nanci, a presidente do CEDEPI, Sandra Rabello, a presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Tia Ju e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, Luis Legnani.