A Delegacia Legal de Macaé – que visa modificar a forma como a Polícia Civil desenvolve suas atividades - está garantida. O prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral firmaram nesta quarta-feira (11), durante inauguração da Cidade Universitária, o convênio entre os governos municipal e estadual para a construção e funcionamento da unidade policial.
Pelo convênio, a prefeitura cedeu a área para a construção do prédio, com a desapropriação dos imóveis onde hoje funcionam bares em frente ao Mercado Municipal de Peixes, na esquina da Avenida Presidente Sodré, no Centro. O conceito da Delegacia Legal de Macaé envolve desde a divisão do espaço físico até as rotinas da unidade policial internas.
Além disso, a prefeitura vai construir o prédio da delegacia. “O governo do estado vai ceder os policiais e os demais trabalhadores para o funcionamento da unidade”, explicou Sérgio Cabral. Para o prefeito, a união do município com o estado visa dar mais segurança para a população. “A instalação da Delegacia Legal na cidade representa um avanço no sistema de segurança”, ressaltou.
O secretário Especial de Governo e vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, André Braga, ressaltou que o funcionamento da Delegacia Legal vai promover incremento na qualidade do trabalho da Polícia Civil e melhoria dos serviços para a população com resultados a curto prazo no processo de segurança.
- Vamos agilizar as documentações necessárias para o início das obras desta unidade que visa garantir melhor segurança e ordem do município – disse André Braga. Os poderes Executivo, Legislativo e o Conselho Comunitário de Segurança, além da sociedade civil organizada apóiam o projeto da Delegacia Legal.