logo

Delegadas representam Macaé em conferência no Rio de Janeiro

19/10/2011 10:58:18 - Jornalista: Lourdes Acosta

Macaé estará presente na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), que será realizada a partir desta sexta-feira (21) no Riode Janeiro. O evento deve contar com cerca de 800 participantes de 52 municípios. De Macaé, seguirão 18 delegadas - sendo 12 da sociedade civil e seis do poder público municipal - levando“na bagagem” as propostas deliberadasna III Conferência Municipalde Políticas Públicas para Mulheres, ocorrida no últimomês de agosto.

Este ano, o tema central da conferência estadual tratará sobre o fortalecimento da autonomia, erradicação da pobreza, e contribuição para a emancipação e cidadania das mulheres. A questão da autonomia da mulher foi o tema que norteou as discussões dos grupos de trabalho da conferencia municipal de Macaé e o assunto escolhido foi “Autonomia e Igualdade na Região do Petróleo”.

Por orientação da comissão organizadora da Conferência Estadual, todas as mulheres inscritas e participantes das conferências municipais foram constituídas delegadas, com direito à voz e voto de propostas. O evento será aberto pela atual ministra-chefe da secretaria especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Iriny Lopes, e vai contar com a presença de representantes das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres.

De acordo com a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, todas as propostas aprovadas em Macaé já foram enviadas previamente à Comissão Organizadora da III Conferência Estadual para a elaboração do I Plano Estadual de Políticas para Mulheres.

- Além de encaminharmos para a estadual nós organizamos todas as propostas elaboradas e votadas na plenária pelos grupos de trabalho, de acordo com cada eixo temático discutido, para que possam entrar em execução o mais rápido possível pela nossa subsecretaria – explicou Vânia Deveza.

Na sua avaliação, a conferência de Macaé teve dois pontos altos - a apresentação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, elaborado pela subsecretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com as diversas secretarias municipais, a partir das deliberações da II Conferência Municipal e o anúncio do Prefeito Riverton Mussi sobre a inclusão de R$ 5 milhões em recursos para projetos voltados à mulher dentro do Orçamento Participativo.

Participaram da Conferência Municipal, aproximadamente, 350 mulheres que se dividiram em cinco grupos de trabalho: saúde, direitos sexuais e reprodutivos; educação inclusiva, não sexista, não homofóbica e não-lesbofóbica; autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania; mulheres no poder; enfrentamento à violência contra as mulheres. As propostas aprovadas da III Conferência Municipal podem ser encontradas no site www.macae.rj.gov.br, seguindo os seguintes passos: clicar no link “acesso rápido”; Secretarias e Órgãos; Desenvolvimento Social; Programas e projetos; Políticas para as Mulheres.

A III CEPM será realizada no Instituto Metodista Bennett, situado na Rua Marquês de Abrantes, 55, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ.

Veja a programação:
Dia 21(sexta-feira)
8h30 às 16h - Credenciamento das delegadas e convidadas
10 às12h - Solenidade de abertura da III CEPM
13h30 às 14h30 - Apresentação das políticas públicas para as mulheres praticadas no Estado do Rio de Janeiro (SUDIM)
14h30 às 16h– Aprovação do regulamento da III CEPM
16 às18h - Confraternização e coquetel de abertura
Dia 22 (sábado)
9h às 11h – Continuação do credenciamento das delegadas e convidadas
10h às 13h – Grupos temáticos
13h às 14h - Almoço
14h às 17h – Continuação dos grupos temáticos
17h às 20h- Reuniões dos segmentos - escolha das delegadas à conferência nacional
Dia 23(domingo)
9h às10h - Plenária de homologação da delegação do Estado do Rio de Janeiro para III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
10h às13h - Plenária para aprovação de propostas e recomendações dos grupos de trabalho e moções
13h às14h - Almoço
14h às17h – Plenária para aprovação de propostas e recomendações dos grupos de trabalho e moções
17h – Apresentação da delegação do Rio de Janeiro e Encerramento.