logo

Delegado da Capitania dos Portos agradece apoio da prefeitura

31/07/2013 16:32:00 - Jornalista: Grazielle de Marco e Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Divulgação

Vice-prefeito ressalta importância da Marinha em Macaé, no trabalho de preservação e fiscalização dos mares e costas

Foi realizada nesta quarta-feira (31) a troca de comando na Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé. A solenidade, presidida pelo Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, o capitão de mar e guerra Fernando Cozzolino, foi prestigiada por autoridades civis, militares e políticas das cidades da área de jurisprudência da delegacia. O vice-prefeito Danilo Funke participou do evento.

O delegado Robson da Silva Galhardo, que deixa o comando da unidade militar após quase dois anos de serviço, agradeceu a parceria entre a Marinha do Brasil e os setores público e privado da região. Ele fez questão de agradecer o apoio da Prefeitura de Macaé, que sempre confiou na Marinha, e foi parceira com o objetivo de atender a sociedade. “Arrisco afirmar que Macaé não é mais somente a capital do petróleo, e sim a cidade do desenvolvimento, da tecnologia, do profissionalismo e do trabalho especializado”, disse o delegado.

O vice-prefeito Danilo Funke ressaltou a importância da Capitânia dos Portos para a preservação da costa macaense. “Macaé é uma cidade que tem perfil e vocação marítima e que precisa ter alguém administrando, gerindo, cuidando do litoral. Por isso, é muito importante a presença da marinha aqui, fazendo esse trabalho de preservação e fiscalização dos nossos mares e costas. Hoje temos um dos maiores PIBs nacionais, vindo da produção petrolífera de Macaé. Nós da gestão municipal, a iniciativa privada, e a Marinha temos que trabalhar em conjunto para cuidar desse paraíso que é o mar de Macaé. Desejo que o comandante Flammarion tenha vida longa aqui. Ele pode contar com a prefeitura para o que precisar”, garantiu.

Para o Capitão de Fragata Luís Fernando Flammarion, o desafio de dirigir a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé se reveste de muita responsabilidade. “São 56 municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, além da atuação na capital nacional do petróleo. Macaé é e continuará sendo a capital nacional do petróleo. Essa é a sua vocação, e proteger é obrigação da Marinha”, comentou.

Entre os presentes estavam o secretário de Ordem Pública de Macaé, Edmilson Jório; o subsecretario de Indústria e Comércio, Rodrigo Romero; o delegado da Polícia Federal, Júlio Ribeiro; major Sérgio Munk, do Exército Brasileiro; capitão Reis, da Polícia Militar; o vereador Maxwell Vaz; o presidente da Associação Comercial de Macaé, Evandro Esteves; o presidente da Comissão Municipal da Firjan Macaé, Ricardo Alexandre Azevedo, entre outros.

Comandante Galhardo recebe homenagem

Pelo apoio dado aos Escoteiros do Mar durante sua gestão à frente da Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, o Capitão de Corveta Robson da Silva Galhardo foi homenageado.

Ele recebeu a Medalha de Gratidão, condecoração oferecida pela União dos Escoteiros do Brasil- UEB às pessoas e instituições que auxiliam no desenvolvimento e nas atividades escoteiras. A medalha foi solicitada pelo 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, instituição que tem o apoio da Prefeitura de Macaé, e foi entregue antes da passagem do comando da unidade militar, que aconteceu nessa quarta-feira.

Para o presidente da instituição, Jorge Antonio de Souza, esse é o reconhecimento dos esforços do comandante Galhardo para garantir o crescimento do escotismo em Macaé e região. “O delegado Robson Galhardo, desde o início da gestão à frente da Capitania, sempre ajudou os escoteiros do mar. Essa condecoração é o reconhecimento e o agradecimento de todos os escoteiros do Brasil”, disse.

De acordo com o agora ex-delegado Robson Galhardo, apoiar a prática do escotismo é contribuir para o esforço da mentalidade marítima na disseminação de conhecimentos que visam ao incremento da segurança na navegação. “Agradeço a honraria, e deixo aqui o meu reconhecimento ao belo trabalho realizado na construção da mentalidade marítima junto aos jovens destes municípios”, destacou.