Delegados de Macaé participam da Conferência Estadual de Cultura

24/01/2024 16:06:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira serão eleitos delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura

A etapa final da 5ª Conferência Estadual de Cultura, preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, começou na tarde desta terça-feira (23), no Teatro Riachuelo, no centro do Rio de Janeiro, e irá até quinta-feira (25), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Delegados de Macaé, eleitos ou indicados na 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 15 e 16 de setembro de 2023, na Cidade Universitária, e também em Encontros Setoriais, conforme o Art. 5º da Portaria 45 do Ministério da Cultura (MinC), participam das discussões para a elaboração de políticas públicas culturais.

As discussões nos grupos de trabalho tiveram início na manhã desta quarta-feira (24). Na quinta, será realizada a plenária final e eleição de delegados para a 4ª Conferência Nacional, que acontecerá em março, depois de um intervalo de dez anos. Também participarão da Nacional os delegados setoriais, que em colegiados discutem políticas culturais na perspectiva de segmentos culturais. O objetivo é a atualização do Plano Nacional de Cultura.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec) é a realizadora da 5ª Conferência Estadual, que tem como tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. O evento, com mais de 600 credenciados, reúne representantes da sociedade civil e do poder público para traçar diretrizes para áreas como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural.

Representando Macaé na Estadual estão os delegados: Leandro Mussi (secretário de Cultura), Andréa Teixeira (Artesanato), Dilma Negreiros (Ciemh2), Ruben Pereira (Patrimônio), Gilberto Alves (Setorial/Teatro), Sérgio Brito/Bará (Setorial/Cultura Popular) e Marcelo Atauhalpa.

“A 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro é mais que um encontro, é um marco para a valorização e preservação de nossa rica herança cultural. Este evento proporciona um espaço crucial para o diálogo, a troca de ideias e a construção coletiva de estratégias que fortaleçam o setor cultural. Ao reconhecer e celebrar nossa diversidade, estamos moldando um futuro cultural mais inclusivo e vibrante para as gerações vindouras. Que esta conferência seja um catalisador de transformações positivas em prol da cultura do nosso estado e do nosso município.”, disse Leandro Mussi.

“A conferência está muito boa, com a participação do secretário Leandro Mussi. Conversamos como o secretário Executivo do MinC, Márcio Tavares, para articularmos políticas públicas”, informou o segundo delegado mais votado do Estado pela Setorial, Bará Brito.

Um total de 65 conferências municipais e três intermunicipais foram realizadas no ano passado no estado, representando a adesão de mais de 90% dos municípios. Em dezembro, aconteceu a primeira etapa da Conferência Estadual de Cultura, com transmissão ao vivo pelo YouTube. 


Fotos Relacionadas