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Democratização do ensino fortalecida em Macaé

29/12/2010 10:00:30 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Arquivo Secom

Secretaria de Educação fecha ano com metas atingidas, como a implantação do Colégio de Aplicação e do Centro de Idiomas

A valorização do aluno e do professor, integração da comunidade escolar com a rede de ensino, novos cursos de nível superior, mais opções de cursos e modalidades de ensino, qualificação profissional gratuita recorde no município. Estas e outras iniciativas implantadas ao longo do ano de 2010 conseguiram fortalecer ainda mais a democratização na rede com resultados marcantes para a gestão de Macaé na área de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação buscou durante todo o ano levar à rede ações e iniciativas que procurassem democratizar e aproximar-se da população. Entre elas o Fórum Permanente Municipal da Educação, onde diferentes segmentos da sociedade se reuniram para debater políticas públicas para o ensino. Já os educadores se mobilizaram nos dois Encontros dos Profissionais da Educação, onde as metas do ano foram apresentadas, visando fortalecer a escola.

A Ouvidoria da Educação, implantada em outubro, passou a ser uma forte aliada na melhoria das ações da secretaria, recebendo sugestões, críticas e elogios da população. Segundo o secretário Guto Garcia, o resultado foi que professores, diretores e educadores puderam ter mais voz nas questões educacionais da cidade. “Tudo isso com um único objetivo: fortalecer a unidade escolar e levar mais qualidade ao ensino na sala de aula”, disse.

A valorização do profissional da educação e do servidor também foi outra iniciativa de sucesso realizada pela Secretaria. O programa de Formação Continuada formou mais de três mil servidores. A qualificação foi feita por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e dos convênios com as universidades federais instaladas na Cidade Universitária. O Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) promoveu 33 cursos atingindo mais de mil participantes. Seminários, palestras, oficinas e simpósios também foram levados à população na Cidade Universitária, fomentando o exercício da cidadania e debatendo a educação do município.

O ensino superior e novas opções de cursos também foram adotados pela Secretaria este ano. O processo de interiorização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prosseguiu em 2010, em parceira com o município, trazendo para Macaé mais três cursos. Cidade Universitária. As graduações de Engenharias Civil, Mecânica e de Produção somam-se aos nove cursos gratuitos oferecidos juntamente com a FeMASS e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

No início deste ano foram criados também, dentro das metas da Secretaria de Educação o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) e o Centro Municipal de Idiomas (CMI), beneficiando 310 alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo dessas ações é capacitar os alunos, especialmente das redes públicas, para o ingresso no ensino superior, democratizando a educação no município em todos os seus níveis e proporcionar oportunidade aos estudantes, dando acesso ao ensino de línguas estrangeiras, aumentando a chance desses jovens de ingressarem no mercado de trabalho da região e no ensino superior gratuito.

A integração da comunidade escolar e o pertencimento da escola foram reafirmados na rede com mais três mutirões de voluntariado do programa Minha Escola Querida. Cerca de quatro mil alunos foram beneficiados com a iniciativa que tem como uma das propostas reformar as unidades escolares.

Com o apoio de pais, professores, comunidade local, além de empresas e parceiros, como a Guarda Municipal e do Forte Marechal Hermes. Este ano foram realizados mutirões no Colégio Municipal José Calil Filho, localizado no bairro Barreto, seguido pela Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arléa Carvalho José e Creche MAI Carmem de Jesus França.

Parceiras também conseguiram levar mais segurança e tecnologia para a rede de ensino. O Passe Eletrônico e a implantação de Laboratórios de Informática nas escolas beneficiaram ao todo mais de 20mil alunos. A Secretaria de Ciência e Tecnologia, parceira da Educação desde 2009 possibilitou a realização dessas iniciativas e outras, como a implantação do ofício digital e o Site da Secretaria de Educação.

O Ensino Profissionalizante atingiu a marca de 10 mil formandos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional, (CETEP). São oferecidos mais de 50 modalidades cursos gratuitos durante o ano, nas áreas de tecnologia da informação, hotelaria e turismo, construção civil, prestação de serviços, segurança e saúde, ambiental, industrial, comercial, idiomas, administração, nutrição e alimentação. Todos com aulas práticas e emissão de certificados. De acordo com Guto Garcia, esse é um momento de comemoração.

- Esse número relevante também vem chancelar a credibilidade do CETEP perante a sociedade e as firmas que buscam mão-de-obra qualificada. As pessoas estão conscientes que somente com educação e qualificação é possível garantir sua entrada ou permanência no mercado de trabalho, que cada dia que passa estão mais exigentes, destacou.

Em 2010, a Secretaria de Educação obteve resultados significativos em diferentes áreas do ensino, e o Fundamental foi um deles: por meio dele, o município de Macaé atingiu a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) projetada para 2009.

O resultado, divulgado no dia 5 de julho deste ano, mostra que a rede de ensino ultrapassou em dois décimos a média para o Ensino Fundamental nas séries iniciais (de 4,7 para 4,9) e atingiu a nota de 3,7 estimada para as séries finais. O resultado mostra que assim como a média do país, Macaé aumentou seu índice de 2007 para 2009, ultrapassando a meta proposta pelo Governo Federal.

Para minimizar a defasagem idade-série, a Secretaria Municipal de Educação implantou em 2010, o Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental, beneficiando 353 alunos com resultados acima da média esperada. Outra iniciativa de sucesso foi a execução do projeto piloto de “Escola Inclusiva”, levado para a Escola Municipal Lions com uma nova metodologia de ensino, onde alunos com necessidades especiais passaram a estudar em escolas da rede com uma metodologia diferenciada e resultados acima do esperado.

Possibilitar ao aluno da rede municipal uma formação completa, pautada na aquisição de conhecimentos múltiplos que lhe oportunizem o desenvolvimento das habilidades e aptidões relacionadas às variadas formas de expressão. Essa foi uma das missões da Secretaria, que desenvolveu uma série de atividades nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e saúde. Um dos destaques no ano foi a contratação, por meio de edital, de monitores e oficineiros para as escolas de horário integral.

Macaé tem sido um dos primeiros municípios a implantar a determinação feita Ministério da Educação. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, promete para 2011 a implantação do horário integral em apenas oito unidades de sua rede. Em Macaé, existem 39 unidades escolares com a modalidade.

Na Educação Infantil, para receber bem os alunos, a prefeitura reestruturou espaços. Este ano todas as escolas de Educação Infantil passaram a ser denominadas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O objetivo principal da mudança foi evitar uma ruptura na trajetória educacional da primeira infância, que compreende a educação Infantil, (primeira etapa) e a educação Básica, oferecidas em creches (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos).

Para 2011, o secretário de Educação Guto Garcia priorizará a alfabetização entre crianças até os oito anos e equiparar os alunos da rede às suas séries correspondentes. “São ações que atendem ao nosso Plano de Trabalho Pedagógico para o próximo ano e que visam levar mais qualidade de ensino e democratização para nossa rede”, completou.