Foto: Luiz Bispo
Mais de 360 profissionais da educação fizeram provas neste domingo
Mais de 360 profissionais da educação realizaram neste domingo (23), prova para diretores e adjuntos da rede municipal de ensino de Macaé. A avaliação começou às 8 horas e terminou às 13 horas na Cidade Universitária e dividida em 40 questões de múltipla escolha e duas discursivas.
Segundo a diretora do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), Ruth Escudero, o conteúdo programático abrangeu 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, 10 objetivas de Legislações Federal e Municipal, 20 referentes à capacidade de resolução de problemas do cotidiano escolar com ênfase nas dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras.
- Qualquer pessoa que seja membro do magistério público municipal pode realizar esta prova. O processo tem como objetivo consolidar a democratização do ensino e qualificação dos profissionais que vão gerir as escolas municipais. Esta é uma das etapas do processo de democratização do ensino, que está dividido em três fases que incluem a certificação profissional, a inscrição para concorrer ao cargo e a eleição. Os candidatos eleitos ainda vão passar por uma pós-graduação em gestão escolar, destaca.
Os profissionais de educação aprovaram o processo. Para Francisca Santana, diretora adjunta, as provas e a eleição fazem parte do caminho para a democratização.
- A verdadeira democracia aplicada a processo administrativo das escolas começa por aqui, afirma.
A diretora Eliane Araújo Santos, do Ciep Leonel Brizola elogiou a oportunidade de qualificação profissional. É um momento diferenciado que estamos vivendo. Toda oportunidade de estudo é sempre bem vinda.
Será considerado apto a integrar as chapas para concorrer às eleções o candidato que alcançar 50% de acertos na prova, que é eliminatória. Os candidatos também terão que entregar o plano de gestão, que deve apresentar os típicos direcionados à unidade escolar, que são: contextualização sócio-cultural, estrutura organizacional, objetivos, metas e Plano de ação da escola, projeto pedagógico e avaliação.
As eleições vão acontecer no dia 12 de dezembro, das 8h às 17h, nas unidades municipais que funcionam em dois turnos, e das 8h às 21h, nas unidades que funcionam em três turnos. Já os resultados das eleições serão divulgados no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, nas escolas. Os recursos poderão ser apresentados no dia 14 de dezembro, das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, também na Fundação. A divulgação das chapas eleitas e dos recursos acontecem no dia 16 de dezembro.
Os resultados da primeira fase serão divulgados no dia 4 de novembro, através do site da Fundação Educacional de Macaé (www.funemac.edu.br). Os candidatos que não concordarem com a pontuação obtida poderão protocolar recurso nos dias 7 e 8 de novembro, das 10h às 12h e das 14h30 às 17, na sede da Fundação Educacional de Macaé, na Cidade Universitária. Em 16 de novembro serão informados, através do site da Funemac, o resultado final e dos recursos da etapa eliminatória.