Foto: Bruno Campos
Dando continuidade às ações de combate à dengue, descritas no Plano de Contingência, a Prefeitura de Macaé prossegue nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27) com o mutirão no bairro Botafogo.
O Plano de Contingência é um instrumento que tem por objetivo demonstrar a criação de estratégias para conter e minimizar os efeitos de uma possível epidemia de dengue, atuando de forma ampliada e intersetorial.
Vinte e cinco agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrem as residências e comércios do bairro e detectam a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com o objetivo de identificar e eliminar criadouros.
O trabalho consiste ainda em orientações aos moradores, sobre como evitar os criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Os agentes também realizam o monitoramento de locais como borracharias, cemitérios, reciclagem, ferros-velhos, entre outros. Estas visitas são quinzenais. Se for detectada a presença do mosquito da dengue, é realizado o tratamento químico para eliminar o foco.
Cartódromo - Nesta segunda-feira (25), os agentes que atuam nos pontos estratégicos vistoriaram o cartódromo, na Linha Vermelha. Foi realizado o tratamento mecânico, com a remoção de objetos que acumulam água e tratamento com larvicida. Foram encontrados dois focos e as larvas levadas para laboratório.
O proprietário do cartódromo foi orientado pelos agentes para que faça a retirada dos pneus, já que o local não está em funcionamento, enquanto isso, deve furá-los para que não acumulem água.
A prefeitura conta com o serviço de Disque Dengue, para atender a população e orientar sobre a doença. A ligação é gratuita. O número é o 0800-022-6461 e funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.