logo

Dengue: complexo homeopático será distribuído até sábado

20/04/2007 16:51:05 - Jornalista: Simone Noronha

Devido à grande procura, o complexo homeopático que ameniza os sintomas da dengue será distribuído pela Secretaria de Saúde de Macaé até este sábado (21). O medicamento será distribuído apenas no Centro de Saúde Jorge Caldas, das 8h às 12h. A campanha, que seria encerrada nesta sexta-feira (20), distribuiu durante esta semana cerca de 150 mil doses do complexo em 40 postos e unidades básicas de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz da Penha, para este sábado estão sendo disponibilizadas sete mil doses do medicamento. De acordo com ele, pessoas de todas as idades podem tomar o remédio, inclusive crianças, idosos e mulheres grávidas. Três homeopatas estarão de plantão no Jorge Caldas para atender à comunidade. O medicamento pode ser usado tanto para quem nunca teve a doença quanto para quem já foi contaminado.

O produto é uma associação de três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium é uma planta de origem norte-americana que serve para amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus é um extrato que vem do veneno da cobra cascavel e ajuda a diminuir a tendência a hemorragias e o Phosphorus é uma substância que também diminui a tendência

Além da prevenção com o complexo homeopático, a prefeitura continua intensificando o combate ao mosquito aedes aeghypti em todos os bairros e realizando campanha de mobilização da comunidade nos terminais rodoviários.

- É importante a participação de todos para evitarmos a dengue. E, a melhor forma é a prevenção, com a ajuda de todos - lembra o secretário. De janeiro a março deste ano, Macaé teve 122 casos de dengue confirmados, todos do tipo clássico.

Este mês, o município adquiriu mais uma máquina termo nebulizadora (Pro-fog). Também serão contratados mais 40 agentes de endemias. Segundo o gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, atualmente o CCZ conta com 80 agentes de endemias que realizam visitas domiciliares, um UBV (fumacê), duas máquinas pro-fog, três aero-systen (para uso nos domicílios nos casos confirmados da doença) e o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.