logo

Dengue: Força Tarefa traça novas ações

16/04/2010 10:51:44 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Durante a reunião foram traçadas as novas ações

Com um trabalho permanente de enfrentamento da dengue, a Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) realizou, na quinta-feira (15), mais uma reunião de equipe da Força Tarefa de combate à dengue.

Durante a reunião foram traçadas as novas ações que serão executadas na última semana de abril e no mês de maio. O diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rogério Lemos, explicou que a Força Tarefa foi criada para promoção de ações articuladas e inovadoras de diversos setores do poder público e da sociedade civil organizada.

Participaram da reunião representantes de diversos setores da saúde e das secretarias de Educação, de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, a Guarda Municipal, Mactran, Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e grupos da terceira idade. Todos irão participar de forma efetiva das ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Rogério ressaltou que é importante a colaboração de todos neste processo. “Devemos estar vigilantes, pois o outono iniciou com temperaturas elevadas e chuvas, o que favorece o desenvolvimento do mosquito. Isto, somado ao alto número de notificações da doença”, disse, lembrando que a população tem que contribuir verificando as caixas d’ água, cisternas, calhas pratinhos de plantas e, principalmente, depósitos de armazenamento de água.

O supervisor de campo do CCZ, Flávio Paschoal, lembrou que com a chegada dos feriados os cuidados devem ser redobrados. “Muitas pessoas ficarão fora de casa durante pelo menos cinco dias, tempo suficiente da a fêmea depositar os ovos. Antes de viajar é importante fazer um trabalho criterioso na casa, verificando os depósitos que podem acumular água e manter os vasos sanitários fechados”, alertou.

Flávio ressaltou o trabalho em alguns mutirões e destacou as ações na região serrana. “O trabalho impecável da Secretaria de Interior nos distritos e a conscientização da população verificamos que as vias públicas e os terrenos baldios estão sempre limpos, o que evita a proliferação do mosquito”, frisou.

De acordo com o cronograma de ações serão realizados mutirões nos dias 28 de abril, no bairro Malvinas, e 29, no Cajueiros. Já em maio, serão quatro mutirões nos bairros Parque Valentina Miranda, Imbetiba e Centro que serão divididos em duas etapas.


Previna-se

- Mantenha a caixa d´água fechada
- Lave com bucha e sabão tonéis ou depósitos de água. Feche-os com tampa própria ou com tela
- Guarde garrafas e baldes de cabeça para baixo
- Não acumule pneus
- Lave bem o suporte de garrafão de água mineral na hora da troca
- Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando-os, deixe-os fechados
- Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada
- Evite acumular lixo e entulho
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
- Se você protege o muro com cacos de vidro, coloque areia naqueles que podem acumular água
- Coloque areia também nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins
- Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechados
- Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira
- Lave a vasilha de água de seus animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente
- Jogue no lixo todos os objetos que acumulam água.