Dengue: levantamento termina nesta sexta-feira

15/03/2012 15:39:22 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Termina nesta sexta-feira (16), o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa, que foi iniciada na segunda-feira, está sendo realizada pela Secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O resultado da pesquisa deve sair até a metade da próxima semana.

Segundo o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos foi possível verificar durante as visitas dos agentes de endemias uma redução no número de larvas encontradas. “O motivo pode ser a estiagem, mas é preciso que a população fique atenta e sempre após as chuvas verifique os depósitos que possam acumular água e se tornar um criadouro”, alertou.

Ele completou dizendo que basta chover um pouco e, em 30 minutos de contato com a água, as larvas saem dos ovos. De cinco a sete dias depois, as larvas viram pulpas e, em mais dois dias, a pulpa se torna um mosquito adulto.

Após os resultado do LIRAa, a equipe do CCZ e da coordenação de Saúde Coletiva e do Núcleo municipal de Saúde Integrativa se reúnem para traçar as novas ações.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.

Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.