logo

Dengue: número de casos reduz com ações integradas

03/06/2016 11:53:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira / Carlos Fernandes

Foto: Bruno Campos e Divulgação

Dados foram apresentados nesta quinta, durante reunião do Comitê Gestor de Atenção e Combate ao Aedes

O trabalho de diversos setores da Prefeitura de Macaé no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha já mostra bons resultados. De janeiro a maio de 2016, os números apontam uma redução de casos notificados de dengue, com a queda de 87%.

Durante a reunião do Comitê Gestor de Atenção e Combate ao Aedes, nesta quinta-feira (2), a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, afirmou que, mesmo com a redução, o trabalho de combate ao vetor continua intenso. "A população deve continuar atenta e manter a vistoria semanal no local de trabalho e em suas residências", frisou.

Os dados revelam que, até 30 de maio, foram 878 casos notificados: 217 (janeiro); 237 (fevereiro); 255 (março); 139 (abril) e 30 (maio). Dos casos notificados, 736 foram confirmados.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) garante que a conscientização da população e os mutirões, realizados nos bairros ao longo do ano, são fundamentais para redução do índice de infestação do mosquito. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), em maio, apontou uma queda de 50% no índice de infestação predial se comparado com o levantamento de outubro de 2015.

Alerta - Os mutirões e as visitas domiciliares continuam na próxima semana. Entre os dias 6 e 10, uma equipe estará na localidades de Trapiche, região serrana. Já no dia 7, o trabalho será intensificado no bairro Imboassica.

Para eliminar os mosquitos na forma adulta, será realizado ainda o controle químico com fumacê. O trabalho é feito sempre às 6h e às 18h. Na segunda-feira (6), a pulverização acontece na Nova Malvinas e Horto. Já na terça-feira (7), Malvinas e Sol y Mar, na quarta (8), Lagomar e Cajueiros, quinta-feira (9), Lagomar e Miramar, e sexta-feira (10), Lagomar.

Mobilização

A mobilização para o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e a empresa Vix Transportes e Logística terminou nesta quinta-feira (2). A ação “Todos contra a dengue” encerrou as atividades pelos bairros da zona norte da cidade: Barra, Parque Aeroporto e Lagomar. Além oferecer kits especiais, foi distribuído material educativo e realizada a orientação para ampliar os conhecimentos sobre as doenças e formas de prevenção.

- Todos têm um papel fundamental nesta guerra, pois, além desta ação, os cuidados são fundamentais e não podem ser deixados de lado – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

A importância do envolvimento de todos, também foi destacada por quem recebeu o material, que, quando abordados, não deixaram de ressaltar a importância do combate ao mosquito. “Acabar com o mosquito não é fácil, mas cada um fazendo a sua parte ajuda bastante a diminuir as doenças causadas por ele”, pontuou a moradora do Parque Aeroporto Elisabete Reis.


Fotos Relacionadas