A prefeitura de Macaé receberá mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria de Estado de Saúde enviará nos próximos dias dois carros para atuar na pulverização dos bairros.
As duas viaturas serão utilizadas nas localidades com maior número de casos notificados de dengue. A ação visa eliminar os mosquitos na fase adulta, e assim realizar o bloqueio da transmissão da doença na cidade.
Inicialmente, a prioridade será para o bairro Lagomar, onde estão concentrados quase 50% dos casos registrados na cidade. No último relatório, de 14 de março, a secretaria de Saúde informou que foram registradas 1092 notificações.
Na última semana, a prefeitura implantou na cidade dois centros de hidratação, no Pronto Socorro do bairro Parque Aeroporto e no Hospital Público Municipal (HPM). É importante ressaltar que os pacientes com sintomas da dengue devem procurar as unidades mais próximas de sua residência. Nos casos de emergência, podem procurar o Pronto Socorro do Centro, no bairro Imbetiba, as UPAs da Barra de Macaé e Lagomar.
Ações – São realizadas diversas ações no combate à dengue, com visitas domiciliares para orientar os moradores, com treinamento dos profissionais, mobilização da sociedade, além do fortalecimento da assistência.
Na última quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde realizou uma capacitação para médicos e enfermeiros dos municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado sobre o manejo clínico da dengue. Um dos objetivos foi destacar a importância da notificação dos casos suspeitos para melhor assistência e acompanhamento dos casos.