A secretaria de Saúde de Macaé, por meio da coordenação de Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quarta-feira (23), às 14h, no auditório do Conselho Municipal de Saúde o Treinamento em Vigilância Epidemiológico de Doenças de Notificação Compulsória – Dengue.
O curso - destinado aos enfermeiros da rede pública e privada - tem como meta esclarecer as novas mudanças estabelecidas pelo Ministério da Saúde sobre a notificação de casos graves e as mortes suspeitas por dengue.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a médica Edna Cerantes, a principal mudança na portaria é de que deve ser notificado em um prazo máximo de 24 horas nos casos graves e as mortes suspeitas por dengue e de dengue do tipo 4. “A mudança na portaria permite um conhecimento melhor e mais rápido de como está se comportando a dengue”, disse.
Edna acrescenta que o treinamento dos profissionais também faz parte das ações de controle da dengue no município. Os participantes irão receber material contendo todas as orientações técnicas.
Além da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o curso também será ministrado pelo médico infectologista Andre Luiz Faria e a enfermeira Alice Maria Souza.