O Departamento de Proteção ao Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé continua realizando serviços de proteção a animais no município. Nos últimos dias, dois animais foram resgatados pelas equipes – um tamanduá e uma cobra.
O tamanduá foi encontrado pelos guardas Lessa, Jailton, Luciano Alves e Correia, na estrada do distrito de Areia Branca. O animal, que estava doente, foi levado ao ambulatório veterinário da prefeitura e medicado com antibióticos. Após repouso no quartel da Guarda, o tamanduá foi devolvido ao seu habitat natural.
No bairro Novo Cavaleiros, a equipe formada pelos guardas Ibanes, Paiva, Siqueira, Viana e Lucio Flávio resgataram uma cobra jibóia. A cobra foi levada para o quartel da Guarda e depois solta na área rural do município
A Gerência de Meio Ambiente da Guarda Municipal atua apurando denúncias e fazendo rondas periódicas em diversos locais do município. A equipe trabalha em parceria com a secretaria Executiva de Meio Ambiente.
Cabe ao grupamento impedir atividades como poluição das águas, invasões de áreas ambientais, desmatamento, queimadas e corte irregular de árvores. Os guardas também vistoriam feiras livres com o intuito de impedir a venda
de animais silvestres e os devolve ao habitat natural.
Equipamentos como gaiolas, redes e alçapões são apreendidos e destruídos. Os agentes ambientais têm participado de treinamento intensivo em matas, com técnicas de sobrevivência, atendimento de primeiros socorros e resistência física.