Os trabalhos de mobilização após as fortes chuvas, que atingem Macaé desde quarta-feira (07), seguem em várias frentes. Nesta sexta-feira (09), a Prefeitura montou um abrigo emergencial para acolher a famílias desabrigadas. A ação conta com equipes das Secretarias Adjunta de Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Ordem Pública.
O último registro, na noite de sexta-feira (09), constam 112 desalojados e 41 desabrigados. Depois que todos os desabrigados estavam acomodados no abrigo, profissionais médicos e enfermeiros fizeram avaliação, visando a detecção de algum problema de saúde que necessitasse de cuidados, uso contínuo de medicamentos como hipertensos e diabéticos e orientação quanto a possíveis doenças infecto contagiosas.
O abrigo emergencial da prefeitura, no bairro Visconde de Araújo, conta com 22 quartos, sendo 10 para famílias menores como casais sem filhos e solteiros; 10 maiores para casais com dois/três filhos e dois quartos especiais, no térreo, com maior acessibilidade, e que comportam 11 pessoas. Os quartos possuem banheiro.
Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.