logo

Desafio de Ginástica Rítmica terá ajuda de jovens voluntários

05/09/2006 10:09:52 - Jornalista: Daniel Varsano*

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica, que acontece no próximo sábado, dia 09, às 17h, no Ginásio Poliesportivo Municipal Mauricio Bittencourt, em Macaé, terá a participação de 29 atletas de três países. Enquanto brasileiras, cubanas e argentinas estiverem treinando e competindo, um grupo de 26 jovens estará a postos para auxiliar no que for necessário: são os voluntários, quase todos recrutados em Macaé.

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica é um evento preparatório do calendário 2006 para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e servirá, mais uma vez, como treinamento para os que almejam trabalhar como voluntários no Rio 2007. Desta vez, moradores de Macaé foram selecionados e têm boas chances de estarem presentes no grande evento esportivo das Américas ano que vem.

A coordenadora da equipe de voluntários dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, Paula Hernandez, recrutou 20 jovens de Macaé para trabalhar no Desfio Pan-americano de Ginástica Rítmica. “Recrutamos moradores de Macaé para difundir a idéia do voluntariado em todas as cidades por onde os eventos preparatórios do Rio 2007 passam. A idéia é integrar a população de Macaé ao evento e ao Pan do ano que vem no Rio de Janeiro”, disse Paula. “Todos que participam como voluntários nos eventos preparatórios têm chances de estar nos Jogos Pan-americanos”, comentou a coordenadora.

Além dos moradores de Macaé, foram selecionados seis voluntários do Rio de Janeiro que já possuem alguma experiência em outros eventos. A maior parte dos voluntários é composta por alunos de Educação Física. No Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica, os voluntários auxiliarão na secretaria, arbitragem, imprensa, marketing e recepção do público. O site www.rio2007.org.br foi responsável pelo cadastramento dos nomes.

Os voluntários começaram a trabalhar nesta segunda-feira. Na quinta-feira, dia 07, será realizada a última reunião com os coordenadores de voluntariado. “Nesse último contato antes da competição, entregaremos uma espécie de cartilha, um manual de como proceder. Lá estão os direitos e deveres dos voluntários, além de uma breve história do esporte. Tudo para ficarem sintonizados com as nossas necessidades”, revelou Paula, antecipando que não existe idade específica para ser voluntário.
O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, da Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica.

Foram colocados mil e 500 ingressos para o público, pois uma parte do ginásio será utilizada para o aquecimento dos atletas. O ingresso pode ser trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis no Ginásio Municipal, no Centro de Treinamento (CT) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

*Assessoria de Imprensa do COB