Foto: Divulgação
Iniciativa propõe apresentação de soluções ambientais para o município
Os organizadores do “Desafio Macaé + Sustentável”, que será realizado no dia 19 de março, no Parque Municipal Atalaia, estiveram reunidos, esta semana, para debater os temas do evento. O objetivo da programação é desenvolver soluções para problemáticas ambientais relevantes para o município de Macaé, nas seguintes áreas: Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos e Mudanças Climáticas.
O desafio é uma iniciativa do Programa Startup Macaé, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ambos da prefeitura, CRIOS-UFRJ, Nupem-UFRJ, UFRJ, com metodologia desenvolvida pelo E-Base e realizado pela empresa Transforma Gerenciamento de Resíduos.
Durante o encontro, realizado na sede do Nupem, os representantes de cada instituição envolvida no evento, fizeram a apresentação geral dos objetivos do evento e a metodologia a ser utilizada, bem como definiram os principais pontos de atenção dentro de cada uma das temáticas ambientais pré-estabelecidas.
Foram divididos três grandes grupos, de acordo com a experiência e conhecimento específico de cada um dos pesquisadores, professores e colaboradores, para articularem juntos a condução da mentoria, banca avaliadora e apresentação dos temas no dia 19.
As expectativas para o Desafio Macaé + Sustentável estão cada vez maiores, por integrar os setores público e privado com estudantes universitários, startups e empresários, pensando juntos, em soluções viáveis para serem aplicadas. "Entendemos que a iniciativa privada precisar estar aliada às universidades e ao poder público para avançarmos na solução dos problemas da sociedade atual. Desenvolvermos a sustentabilidade com educação e geração de valores para a sociedade é nosso grande desafio e, sem dúvida, o caminho para um futuro perene e promissor”, afirma Eduardo Abrão, diretor da empresa Transforma.
As inscrições para o “Desafio Macaé + Sustentável” são gratuitas e realizadas pelo site sympla.com.br. Os participantes do evento, que será de 9h às 17h, terão como benefício o networking, possibilidade de desenvolver projetos sustentáveis, premiações, brindes, almoço, coffee break e transporte.