Desafio Pan-americano de Ginástica Olímpica começa dia 9

01/09/2006 16:54:04 - Jornalista: Catarina Brust *

Macaé será mais uma vez cenário de um evento esportivo preparatório para os jogos Pan-americanos/RIO 2007. Depois de sediar a Seletiva de Tênis de Mesa, em maio, o município se prepara para receber 29 atletas do Brasil, Cuba e Argentina, que participarão do Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica. A competição tem apoio da prefeitura, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), e da Confederação Brasileira de Ginástica, e é preparada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos/Rio 2007 (CO-RIO). O evento será no dia 09, no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Bittencourt.

O Ginásio Municipal de Macaé, considerado um dos mais modernos do país, está recebendo os últimos preparativos para abrigar a competição. O Brasil é bi-campeão pan-americano, tendo conquistado a medalha de ouro no conjunto nos Jogos de Winnipeg-99 e Santo Domingo-03.

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica faz parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para o RIO 2007 e será disputado na categoria individual e por equipes. No conjunto participarão as equipes de Cuba, Brasil A e Brasil B. No individual, competirão ginastas do Brasil, Argentina e Cuba. As atletas dos três países chegam a Macaé no dia 06 de setembro.

- A escolha de Macaé como cidade-sede para o evento é mais uma iniciativa do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 para envolver toda a população brasileira com o Rio 2007. Macaé tem um estádio moderno e está provando que merece ser um pólo esportivo nacional -, explica o presidente do COB e do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman.

Com a equipe de ginástica rítmica já classificada para os Jogos Pan-americanos, a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará o Desafio Pan-americano para observar a nova geração de atletas brasileiras, e, a partir daí, começar a definir a seleção que disputará o RIO 2007.

A Coordenadora da Ginástica Rítmica da CBG, Marta Schonhorst, confia nos novos talentos da equipe brasileira. “Passamos por renovação completa na equipe após os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo-03, mas a nova geração está classificada para o RIO 2007 e, com certeza, vai brigar pelo tri-campeonato. O Desafio Pan-americano é uma ótima oportunidade para lapidarmos nossa equipe e definir as atletas que disputarão o Pan ano que vem”, comenta.

Os ingressos para o evento serão distribuídos na cidade de Macaé, na semana do evento, mediante a troca por 2kg de alimento não perecível.

Segundo Alex de Moraes, presidente da Fesporte, Macaé foi escolhida como cidade-sede para a competição a convite do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. O convite foi feito ao prefeito Riverton Mussi, em uma de suas visitas a Brasília para tratar da escolha do município como Centro de Excelência em Basquete, feita pelo ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.

- Para o município é importante participar de eventos esportivos ligados ao Comitê Olímpico Brasileiro, que conhece o interesse da municipalidade em divulgar e apoiar o esporte de um modo geral. Contamos com o Ginásio Poliesportivo, que se tornou conhecido no estado e no país pela infra-estrutura capaz de sediar grandes acontecimentos. Estamos nos preparando para sediar esse Desafio e certos de que Macaé receberá bem os participantes – diz Alex Moraes.

*Com assessoria de imprensa do COB