Cerca de duas mil pessoas lotaram o Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, neste sábado (09), para assistir ao Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica. A equipe de conjunto do Brasil A foi a campeã geral e as atletas argentinas, Anahí Sosa e Antonella Yacobelli ficaram com o primeiro e o terceiro lugar, na apresentação individual geral. A brasileira Ana Paula Scheffer, 17 anos, vice-campeã Pan-Americana adulto com a corda em 2005, conquistou o segundo lugar.
O Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi participou do evento e entregou as medalhas para as vencedores no individual geral.
- O Desafio Pan-Americano realizado aqui em Macaé foi um sucesso total. Ficamos felizes pelo COB ter escolhido a cidade para realizar alguns eventos preparativos para o Pan, e mais feliz ainda quando oficializarmos Macaé como sede para aclimatação para os países que vão participar do Pan do Rio de 2007. Demonstramos que a cidade está preparada para receber eventos como esse e os atletas, disse o prefeito.
A competição durou quase quatro horas. As 27 atletas do Brasil, Cuba e Argentina encantaram a platéia que compareceu ao Ginásio, com belos movimentos, leveza e graciosidade. Durante todo o espetáculo, o público vibrou com a apresentação das atletas, aplaudindo, fazendo olas e dando apoio quando alguma competidora errava um movimento. As atletas fizeram apresentações individuais (com corda, bola, maça e fita) e em conjunto (arco e maça, e fita).
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da União Pan-Americana de Ginástica, Vicelia Florenzano, destacou a qualidade da infra-estrutura do Ginásio Municipal de Macaé.
- Conheço muitas capitais brasileiras que não têm um ginásio como esse, tão bem cuidado, e com salas, fisioterapia, acesso fácil, auditório, etc. Macaé está de parabéns. Em relação ao resultado, já era esperado. A equipe brasileira de ginástica vai participar em novembro dos Jogos Sul-Americanos, em Buenos Aires, na Argentina, e esse Desafio já serviu de avaliação e indicador: essas pequenas falhas cometidas pelas atletas individuais brasileiras têm de ser corrigidas. Não podemos repetir esses erros de hoje lá e devemos respeitar as atletas Anahí Sosa e a Antonella Yacobelli, declarou Vicelia Florenzano.
Neste domingo (10), as atletas participam de um passeio até a região serrana, a convite da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) e da Fesporte.
Resultados:
Individual Geral:
1 - Anahí Sosa
2 - Ana Paula Scheffer
3 – Antonella Yacobelli
Conjunto Geral:
Brasil A
Conjunto (Arco e Maça):
1 - Brasil A
2 – Cuba
3 – Brasil B
Conjunto ( 5 Fitas)
1 – Brasil A
2 – Cuba
3 – Brasil B
Individual com instrumento
Corda:
1 – Anahí Sosa
2 – Ana Paula Ribeiro
3 – Antonella Yacobelli
Bola:
1 – Antonella Yacobelli
2 – Ana Paula Scheffer
3 – Anahí Sosa
Maça:
1 – Ana Paula Ribeiro
2 – Anahí Sosa
3 – Ana Paula Scheffer
Fita:
1 – Anahí Sosa
2 – Ana Paula Scheffer
3 – Antonella Yacobelli