Foto: Bruno Campos
Reunião especial do Conselho Municipal de Assistência Social contou com a participação das instituições subvencionadas, secretarias, fundos municipais e conselhos
Procurando adequar os serviços e as ações desenvolvidas pela prefeitura à nova Política Nacional de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou proposta de reordenamento das entidades subvencionadas.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, a necessidade de adequação pretende também melhorar o atendimento à população, otimizando recursos e oferecendo mais atendimentos. Entre as mudanças propostas estão a transferência do convênio das instituições que hoje se encontram ligadas ao Fundo Municipal de Assistência Social para outros que tenham mais relação com a atividade fim da instituição.
A apresentação aconteceu durante reunião especial do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), que contou com a participação das instituições subvencionadas, secretarias, fundos municipais e conselhos. Para Ivânia, o objetivo da reunião foi realizar um processo de transição construído de maneira planejada. “Pretendemos articular com gestores municipais e conselhos das áreas que seriam mais pertinentes à atuação da instituição. Com isso é possível definir estratégias, atividades e prazos, conforme orientam as resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social”, destacou.
Durante a reunião, o Núcleo de Dança Portadores de Alegria, representado pela presidente Vânia Tolipan, fez questão de destacar a importância de serem respeitados não apenas a questão técnica, mas também o viés social das instituições. “Nós oferecemos a dança, mas também o atendimento e o acompanhamento social de quem participa do projeto, com alimentação e apoio sempre que necessário”, ressaltou.
Após a apresentação e o debate, foi proposto pelo COMAS a realização de uma nova reunião ampliada entre os diversos conselhos e fundos municipais, com a presença de representantes das secretarias de Planejamento, Fazenda e Controladoria Geral, além das instituições.