logo

Desenvolvimento Social promove qualificação na comunidade

22/10/2014 12:01:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

O curso de manicure terminou no início desta semana

Mais uma etapa de qualificação para o mercado de trabalho foi encerrada no Centro de Referencia da Assistência Social (Cras), localizado na Barra de Macaé. O objetivo foi proporcionar o aprendizado de uma profissão, viabilizar a autonomia e a independência financeira comunitária. O curso de manicure, que terminou no início desta semana, reuniu 10 participantes e é fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) e o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

O curso traz em seu conteúdo uma introdução teórica e ensinou técnicas para cuidar da saúde das unhas, deixando-as naturalmente mais fortes e bonitas; o modo correto de tirar cutículas e esterilização dos utensílios utilizados; higiene, técnica e truques.

Além disso, as participantes conheceram dicas de como fazer desenhos e outras decorações nas unhas. De acordo com Andréa Bezerra, coordenadora do Cras da Barra, o oferecimento dos cursos busca, entre outras coisas, a emancipação dos participantes.

- A nossa parceria com a rede de atendimento objetiva, sobretudo, ofertar o serviço no próprio território, buscando, além da autonomia, emancipação social e econômica em espaço de convívio e socialização às famílias incluídas no Programa de Atendimento Integral a Família -, declarou, completando que a capacitação promove a promoção comunitária. “Buscamos também a prevenção e promoção da família em um espaço onde há várias situações pontuais, entre eles a questão da baixa escolaridade e fragilidade de vínculos familiares e comunitários”.

Descentralização – Durante o evento, o diretor do Cetep, Lenilson Guimarães, destacou a importância da parceria, dando ênfase a questão da descentralização e da mobilização na própria comunidade, numa sociedade em que há busca constante de qualificação profissional para inclusão no mercado de trabalho.

A informação da secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, é que os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de Macaé sempre estão contribuindo com a formação de novos profissionais para dinamizar a economia e o desenvolvimento socioeconômico do município. Ela explicou que geralmente as capacitações são oferecidas nos Cras por se tratar de um serviço de Proteção Social Básica, da Política Nacional da Assistência Social, e encontrar-se localizado em territórios que apresentam situação de vulnerabilidade social, tendo como principal foco a centralidade na família.

Aldira Pimentel é moradora do bairro Fronteira. Ela conta que resolveu fazer o curso de manicure e que, após aprender a nova função, se sentiu valorizada. “Esse curso foi muito importante na minha vida, porque aprendi uma profissão e agora vou em busca de minha independência financeira. O mais importante é que agora me sinto forte para enfrentar a vida”, relatou.