logo

Desenvolvimento Social prossegue comemorando o Dia das crianças

18/10/2012 16:04:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Maurício Porão

Crianças atendidas pelo Pró-Vida brincam e dançam no Cras do Aeroporto

A secretaria de Desenvolvimento Social prossegue, neste mês de outubro, comemorando o Dia das Crianças nas comunidades assistidas por programas sociais. Na tarde desta quinta-feira (18), dezenas de crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Aeroporto e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) participaram de brincadeiras e atividades recreativas alusivas à data. No próximo sábado (20), será realizada a festinha das crianças e adolescentes assistidos pelo Cras da Serra. A Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social irá promover o Dia das Crianças com muita diversão para a garotada no prédio onde funciona o Cras Serrano, na Estrada Macaé Glicério/Trapóleo, de 9h às 12h.

No Cras do Aeroporto, a festa envolveu crianças atendidas pelo Pró-Vida Cidadã. Durante a comemoração, que começou às 12h e só encerrou às 16h, o público participou de gincana, música e dança, karaokê, além da distribuição de pipoca, salgadinhos, bolo e refrigerantes. Todas as crianças ganharam caixa de bombons e presentes.

Segundo a coordenadora dos Centros de Referências, Patrícia Mendonça, o Pró-Vida é o principal programa executado pela Prefeitura nos Cras e explicou como funciona o projeto.

- O projeto Pró-Vida Cidadã destina-se às crianças e adolescentes entre seis e 15 anos, de famílias atendidas pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), que é o principal programa executado pela Prefeitura nos Cras. O Pró-Vida visa a construção de um espaço de convivência, participação e o desenvolvimento deste público. As atividades são lúdicas, culturais, esportivas e buscam a proteção social deste público. O projeto acontece no contra turno escolar e todos os participantes são acompanhados pela equipe técnica de referência, além da participação das famílias em reuniões mensais – revelou.

FESTA NO PETI - Como acontece há seis anos, nesta época, a parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Social e o grupo “Mulheres Cristãs em Ação”, da Igreja Batista de Imbetiba, promoveu também diversão, animação e alegria às crianças e jovens assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Macaé, em comemoração pelo Dia das Crianças.

No Peti, a festa começou às 17h e durou cerca de duas horas, contando com a dedicação das mulheres cristãs. O coordenador do Peti, Douglas Fontes falou da iniciativa e informou que na última quinta-feira (11) os assistidos do programa também participaram de uma tarde animada com a participação da West Group, uma empresa do ramo offshore instalada em Macaé.

- Essas iniciativas são de extrema importância e trazem diversos benefícios para nossas crianças. Elas gostam muito e ficam felizes. Uma festa como essa gera autoestima e proporciona a cada uma delas um dia lúdico e alegre. A vinda de grupos e empresas mostra que o Peti faz um trabalho sério. Quem vem ajudar também sai ganhando, porque recebe o afeto dessas crianças e o carinho delas. Com isso temos os melhores resultados, já que essa proximidade faz um bem enorme para as crianças - destacou.