Desenvolvimento Social segue com palestras para servidores

21/07/2023 11:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade segue até esta sexta-feira (21) na realização de palestras específicas para os servidores, com orientações sobre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que está em fase de implementação no município. Já nos próximos dias 26, 27 e 28 serão realizados outros encontros com o tema “Desvendando o Potencial do ACESSUAS-Trabalho: diretrizes para os profissionais da Rede SUAS”.

Participam dos encontros profissionais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, recepcionistas e cadastradores. A capacitação tem o objetivo de informações a respeito do programa, que visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 64 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial: inscritas no CadÚnico; adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos e mulheres vítimas de violência. A expectativa é atender 1.100 usuários em Macaé.

O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade é repassar informações do programa para que os profissionais possam mobilizar e sensibilizar o público-alvo com informações e entrega de material de divulgação. A previsão é que o programa seja iniciado em setembro e encerre as atividades em novembro, com realização de oficinas que serão ministradas pelo coordenador do programa, Wallace Felipe de Souza Silva.

Inicialmente, as palestras serão realizadas na Pousada da Cidadania. Posteriormente, de acordo com Wallace Felipe, a capacitação vai se estender junto aos acolhidos de outros equipamentos municipais, como os acolhidos das unidades do Cemaia 2 e 3, escolas municipais conforme parceria com a Secretaria de Educação e os polos dos Cras.

De acordo com Wallace Felipe de Souza, a prioridade do Acessuas Trabalho é abranger qualificação profissional, acesso ao emprego formal e empreendedorismo. Serão 25 participantes em oficinas semanais com uma média de 25 participantes. Haverá entrega de certificados para quem tiver 75% de frequência.

Serão apresentados temas diversos nas oficinas conforme o Caderno de Orientações Técnicas do Ministério de Desenvolvimento Social. Entre os temas estão: Identidade, Conceito de Trabalho e Etapas do Processo Seletivo (currículo-processo profissional –imagem pessoal e imagem profissional). Já no mês de dezembro, haverá prestação de contas e relatórios técnicos.

Sobre o programa

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.

As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão de obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho); a articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.


Fotos Relacionadas