Foto: Luiz Bispo
Desfile acontece nesta sexta-feira, a partir das 10h, comemorando aniversário da cidade.
Já está definida a programação do desfile cívico do próximo dia 29 de julho, data em que serão comemorados os 198 anos de emancipação político-administrativa de Macaé. Com o tema “Professor, nossa maior riqueza”, as festividades acontecem a partir das 10h, na Imbetiba, sendo que a concentração será às 8h30. A expectativa é que um público de quatro mil pessoas esteja presente para assistir ao desfile.
De acordo com a organização do evento, o desfile cívico contará com 30 alunos para cada unidade de ensino fundamental e 10 estudantes para as escolas de educação infantil. Serão aproximadamente dois mil estudantes e profissionais da Educação fazendo parte do evento. Além do pelotão de professores, cada unidade municipal levará faixas alusivas que destacam a importância do educador, através de frases de escritores e educadores consagrados como Guimarães Rosa, Paulo Freire, Madalena Freire e Janói Mamedes. Tudo isso para enaltecer e homenagear o profissional da Educação, como explica o secretário de Educação, Guto Garcia:
- A promoção de melhorias significativas na Educação, sem dúvida, está ligada a valorização dos profissionais que atuam nas escolas. E a proposta do tema do desfile, este ano, é reforçar a valorização do trabalho do professor. Em Macaé, a Educação é nossa maior riqueza em virtude da atuação árdua do educador, destaca o secretário.
Até por isso, o secretário de Educação também afirma que a intenção desta homenagem é mostrar à população os avanços que a educação conseguiu no município, sempre aliados à valorização do magistério, através de ações como a realização do Fórum Permanente de Educação; a elaboração do Plano de Democratização da Gestão Escolar, em que haverá eleição para a escolha dos diretores das unidades, além da revisão do Plano de Cargos e Salários.
Várias autoridades civis e militares também estarão presentes no evento em comemoração ao aniversário de Macaé. A abertura será realizada pelas corporações do Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Em seguida, vão se apresentar o grupo da Terceira Idade, Asilo Casa do Idoso, além da Associação Macaense de Apoio aos Cegos e banda Lyra dos Conspiradores.
Logo após, a Secretaria de Educação vai levar os pelotões de bandeiras e oito bandas escolares. Entre elas estão a do Colégio Municipal Professor Samuel Brust, do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, do Colégio Municipal Botafogo, além da Escola Balthazar da Silveira, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel e da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a participação dos alunos e professores é de suma importância para destacar a cidadania: “Nosso município vai comemorar as conquistas de seus 198 anos, portanto, a integração de estudantes, pais e educadores é essencial. O trabalho dos professores em sala de aula precisa ser reconhecido e valorizado por todos, pois é neste local que está sendo construído o futuro de cada um dos nossos estudantes”, diz.
Também estarão presentes ao evento representantes de outras entidades como Moto Clube de Macaé, além das secretarias de Limpeza Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. Na lista de participantes também estão o projeto Nova Vida, a Fundação Macaé de Cultura e a Escola Técnica Maria José Guedes.