Um desfile das diversas guardas municipais do país e a apresentação do grupo de pára-quedismo da Guarda de Macaé marcará a abertura do 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O Congresso será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) entre os dias 20 e 22 de setembro, e reunirá cerca de dois mil participantes de 200 municípios. O evento vai discutir ações interestaduais e intermunicipais de cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de programas de gestão da segurança municipal.
Em paralelo ao Congresso, serão realizados o Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e a II Feira Nacional de Segurança Pública (Fenasen/Expogm). Já confirmaram presença na Feira, a Bosch equipamentos de segurança e a Jevin. O Congresso é promovido pela prefeitura e Guarda Municipal de Macaé e pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), e tem apoio da secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Segurança Pública (INSP), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) e da Viva Rio.
Nesta terça-feira (28), o secretário Executivo de Comunicação Social, Décio Braga, e o diretor do departamento jurídico da Guarda Municipal e coordenador do comitê de organização do congresso, o advogado Ronaldo Linhares, visitaram o Macaé Centro, local onde será realizado o Congresso.
- Macaé vem se firmando cada vez mais por abrigar grandes eventos de repercussão nacional, como o Mundial de Beach Soccer e o Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica, além da Brasil Offshore que é a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo. A cidade possui uma boa infra-estrutura, com locais próprios para esses eventos como também uma excelente rede hoteleira. Uma das metas do governo do prefeito Riverton Mussi é que esses congressos também possam beneficiar a cidade durante os dias de menor ocupação da cidade, já que o evento começa numa quinta-feira e termina no sábado à noite - observou Décio Braga.
A programação do Congresso das Guardas Municipais começa com um desfile de abertura saindo da Praça Veríssimo de Mello em direção à sede da prefeitura de Macaé. Logo depois, os participantes do desfile seguirão para o Macaé Centro para a apresentação do grupo de pára-quedismo da Guarda Municipal de Macaé e para a abertura do evento e da Fenasen/Expogm, a partir das 16h. Antes do evento, às 15h será feita uma pré-apresentação da feira para os estudantes da rede municipal de ensino. Os alunos assistirão uma apresentação do grupo de fantoches das GMs de Curitiba, de Vitória e teatro do Patrulhamento Escolar da Guarda Municipal de Macaé.
- A Guarda Municipal de Macaé já é uma referência nacional e nos orgulha muito sediar um congresso que é o mais representativo do setor. O evento terá a participação de diversas autoridades que discutirão temas relacionados à segurança pública e tecnologias do setor, além da apresentação de cases das GMs de Campinas, Santos e São José dos Campos - destacou o diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco.
Durante o Congresso também serão realizados o 1º Circuito Ecológico das Guardas Municipais, no Parque Atalaia e o 1º Torneio Nacional de Karatê das Guardas Municipais, na Praça de Eventos da Fenasen/Expogm, no Macaé Centro.