Foto: Juranir Badaró
Equipes estarão mobilizadas desde as primeiras horas da manhã
O Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 202 anos de Macaé, na próxima quarta-feira (29), contará com um esquema especial preparado pela Mobilidade Urbana para um melhor ordenamento do trânsito durante o evento. O desfile será realizado na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, às 9h. As equipes estarão mobilizadas desde as primeiras horas da manhã a fim de garantir um bom funcionamento do trânsito nas vias de acesso e também a segurança para o público que for ao local do desfile.
Algumas vias serão interditadas para a realização do desfile. No caso da Avenida Agenor Caldas, local de concentração para o evento, o fechamento será em seus dois sentidos, em toda a sua extensão. A Avenida Elias Agostinho, área do desfile, também será totalmente fechada ao trânsito de veículos. Haverá fechamento também na Avenida dos Jesuítas. Já a Avenida Papa João XXIII será interditada entre a Rua Teixeira de Gouveia e a Avenida Rui Barbosa. Enquanto isso, a Rua Dr. Luiz Belegard será fechada a partir do cruzamento com a Avenida Papa João XXIII. Por fim, a Rua do Sacramento também será interditada a partir da Avenida dos Jesuítas.
Este dispositivo terá início já a partir das 5h. Sendo assim, não será permitido estacionamento nas Avenidas Elias Agostinho e Agenor Caldas a partir deste horário. Por isso, os condutores deverão localizar ruas com estacionamentos permitidos, procurando sempre respeitar a sinalização e os portões de garagem. Os moradores destas vias também deverão deixar seus carros na garagem. Vale ressaltar que os veículos flagrados estacionados em desacordo com as determinações serão rebocados até as vias próximas em que o estacionamento será permitido.
Efetivo - A operação contará com a participação de 35 agentes para manter a fluidez do tráfego de veículos, orientar os condutores quanto às interdições e estacionamento em locais permitidos, ordenar os cruzamentos, além de orientar os pedestres. Serão utilizadas seis viaturas, seis motocicletas e um reboque, todos baseados em pontos estratégicos.
A Secretaria de Mobilidade Urbana recomenda que os pedestres só façam a travessia das vias em locais seguros ou onde houver agentes de trânsito. É importante que sejam respeitadas as orientações e toda sinalização implantada na área.
Alternativas - Com as mudanças no trânsito para o desfile, os veículos que vierem do Parque Valentina Miranda não poderão seguir para Imbetiba. Como rota alternativa, os condutores deverão seguir pela Avenida Rui Barbosa (Viaduto). Já quem for seguir no sentido Cavaleiros terá como opção a Teixeira de Gouveia (pelo bairro Costa do Sol) ou a Linha Vermelha.