Foto: Flávio Sardou
Os desfiles aconteceram no bairro de Imbetiba, neste sábado (7).
Centenas de pessoas acompanharam o desfile cívico militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil neste sábado (7) em Macaé. Realizado na Avenida Elias Agostinho, no bairro Imbetiba, o desfile de Sete de Setembro contou com a presença do Prefeito Dr. Aluízio, da primeira-dama Vera Ladeira, e de secretários municipais, além de autoridades civis e militares do município.
O evento foi iniciado com a revista da tropa, realizada pelo delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Capitão-de-Fragata Luiz Fernando Baioneta Flammarion, e pelo comandante do Forte Marechal Hermes, Major Sérgio Munck.
Abrindo o desfile, a Marinha do Brasil, representada pela delegacia da Capitania dos Portos, exibiu uma de suas embarcações utilizadas na patrulha da região. Em seguida, desfilaram a 9ª Bateria de Artilharia do Forte Marechal Hermes, com apresentação de fanfarra e de diversos veículos militares, o 32º Batalhão da Polícia Militar e o 9º Grupamento de Bombeiros Militares. A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil marcou presença com os grupamentos masculino e feminino, canil, ambiental e social, além de guardas seniores e mirins.
Já as corporações musicais das escolas municipais Carolina Curvelo Benjamim, Ancyra Gonçalves Pimentel e Professora Maria Isabel Damasceno Simão chamaram a atenção do público com sucessos nacionais.
O desfile contou ainda com a participação do Movimento Desperta Débora, que reúne mães comprometidas com a oração por seus filhos e pela juventude, da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores e da Banda Veteranos de Macaé, que apresentou o Hino da Independência com direito a coro do público presente.
Moradora do bairro Cajueiros, Silvia Márcia Correia de Oliveira aprovou o desfile, que, para ela, é um momento de celebração do sentimento de ser brasileira.
“Acho importante comemorar uma data tão importante e prestigiar as pessoas que cuidam da nossa cidade e que se apresentam no desfile. Temos que mostrar nosso orgulho com a cidade e em sermos brasileiros”, destacou.