Dia D Combate à Dengue acontece em vários pontos da cidade
Macaé esteve à frente neste sábado (2) da campanha Dia D de combate à dengue, com a finalidade da população destinar 10 minutos dos sábados para controlar o avanço dos focos do mosquito Aedes aegypti. Foram realizadas, diversas ações como ; orientações em unidades de saúde nas áreas do Lagomar e Engenho da Praia, orientação em vias públicas , visita domiciliar, atendimento às dúvidas e solicitações quanto ao tema e atividades específicas com crianças. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Barra) e Feirinha da Roça ao lado do Supermercado Extra foram montadas tendas informativas. O objetivo do Dia D é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. A programação visa à união de esforços entre poder público, profissionais de saúde e a comunidade para controlar a dengue e garantir a saúde da população.
Na Feirinha da Roça, por exemplo, a ação iniciada às 6h atraiu crianças e adultos na tenda que contou com distribuição de material informativo, conversa sobre os cuidados com a dengue com produtores rurais e consumidores, além de observação da larva do Aedes Aegypti, através de microscópio. A pequena Isabela França, de 8 anos, fez questão de prestar atenção nas orientações da equipe. Acompanhada pelos pais e pela irmã caçula, a estudante comentou que não quer ter dengue.
“Quero ajudar a olhar a casa e o bairro em que moro para não ter o mosquito transmissor da dengue”, falou.Já a dona de casa Aparecida da Cunha disse que frequenta a feira e que a tenda foi importante. “ Todos têm que fazer a sua parte e se conscientizar. Essa dengue não é brincadeira, não”, contou
“As ações continuarão, mas cada um tem que fazer sua parte. Temos o registro que em Macaé 95% dos criadouros dos mosquitos estão em residências. A prevenção e o combate são primordiais”, ressaltou.
“Tive pessoas na família com dengue e repasso para meus filhos a importância dos cuidados com o mosquito. Esse Dia D é importante”, falou.