Foto: Ana Chaffin
Vinte e dois polos realizam atendimento para os públicos definidos pelo Ministério da Saúde
A Prefeitura de Macaé intensificou as campanhas de vacinação contra o sarampo e a influenza, neste sábado (4), durante o Dia D, quando 22 polos realizaram atendimento das 8h às 12h para os públicos definidos no calendário do Ministério da Saúde.
Danton Sucena, de 22 anos, destacou a importância da vacina contra a gripe. “Sabemos que a Organização Mundial de Saúde alerta para termos cautela com a influenza”, citou Danton, que compareceu ao polo do Visconde.
A mamãe Dandara Costa acompanhou a filha Maria Alice na vacinação, no Visconde, e comentou que é preciso combater a patologia, que se trata de uma infecção e ataca os pulmões, garganta e nariz, sendo transmitida por gotículas infectadas pelo vírus Influenza. “A doença tem rápida propagação, então temos que lutar contra a disseminação”, disse.
Daia Nascimento, de 17 anos, foi vacinar contra influenza. “Temos que contribuir para a redução da circulação do vírus e como consequência, o número de riscos”, apontou.
A segurança e a gratuidade foram apontadas pela mamãe Joice Ferreira, que levou o filho Enry Gabriel, para receber a imunização contra sarampo. “O sarampo pode ocorrer em qualquer idade em não vacinados com duas doses acima de um ano ou em quem não teve a doença e por isso fiz questão de trazer meu filho”, explicou.
A necessidade da cobertura vacinal foi apontada pela mamãe Iasmin Beatriz, que levou o filho Bernardo, de quatro anos, para receber as vacinas. “Sabemos que os casos vêm aumentando devido à não adesão por parte da população, mas queremos contribuir para a derrubada deste vírus do sarampo, que pode ser transmitido facilmente através de espirros e tosses”, enalteceu Iasmin.
Vacinação será prorrogada até 24 de junho
A coordenadora do programa de imunização, Mariana Gulão, informou que a campanha contra influenza e sarampo será prorrogada até o dia 24 de junho. “A expectativa é que a imunização para o público geral seja aberta dia 27 de junho, mas aguardamos essa confirmação”, detalhou, acrescentando que é recomendado, embora não obrigatório, o uso de máscara dentro das unidades de saúde de vacinação.
A vacinação contra o sarampo foi destinada às crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos profissionais da Saúde.
Já a campanha de vacinação contra a influenza é destinada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), profissionais da saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto), professores, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas, forças armadas e forças de segurança e salvamento.
As campanhas de vacinação contra sarampo e influenza seguem durante a semana (dias úteis), das 8h às 17h, nos 36 polos de atendimento da cidade. A população deve conferir a rotina da unidade de Saúde mais próxima à sua residência.
Polos que disponibilizaram as vacinas neste sábado: Aroeira, Ajuda de Baixo, Aterrado do Imburo, Cajueiros, Centro, Nova Holanda, Engenho da Praia, Fronteira, Imbetiba, Lagomar A/D, Lagomar B/C, Malvinas A/B e C, Praia Campista, Visconde, Virgem Santa, Planalto da Ajuda, Pronto Socorro Aeroporto, UBS Barramares. Na Serra: Frade, Córrego do Ouro, Bicuda Grande, Sana.