logo

Dia D contra a dengue terá Campanha de Homeopatia

11/04/2011 12:44:03 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Kaná Manhães

No último ano foram administradas 16 mil doses homeopáticas

A Secretaria de Saúde de Macaé está fechando os últimos detalhes para as ações do Dia D de combate à dengue, que acontece no próximo sábado (16). Nesta segunda-feira (11), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, as equipes participaram de uma reunião de planejamento das ações. Estavam presentes profissionais de saúde e alunos do curso de enfermagem, que irão trabalhar juntos para conscientizar a população sobre os riscos da doença e ainda administrar as gotas homeopáticas que ajudam a minimizar os sintomas da dengue.

No último ano foram administradas 16 mil doses homeopáticas e a expectativa para esse ano é que esse número aumente. O Dia D de Combate à Dengue acontecerá no próximo sábado (16). Serão 16 equipes atuando em vários pontos da cidade. Os agentes de saúde também atuarão em postos volantes, nos hospitais, asilos, alojamentos e nas comunidades de Piracema e Águas Maravilhosas.

A coordenadora da Campanha de Homeopatia Contra a Dengue, Maria Luíza Zampieri, orientou os profissionais para a distribuição do medicamento e quanto às dúvidas que poderão surgir no dia.

- Todo o material da campanha foi pensado para esclarecer dúvidas freqüentes. Fizemos um folheto que traz perguntas e respostas sobre o programa de homeopatia, e com ele esperamos orientar e esclarecer sobre o programa, disse a coordenadora.

Também estarão presentes os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), orientando a população. De acordo com o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, cada posto de aplicação terá um agente do CCZ. Eles estarão anotando as necessidades da população, para um trabalho de ação reativa na localidade.

Também participará do Dia “D” o Grupo de Teatro Arte e Saúde (Grutas), que acompanhará a equipe nos postos volantes, caracterizados e chamando a atenção da população para a responsabilidade de cada um no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Postos de Aplicação das doses homeopáticas:

Centro de Saúde Jorge Caldas
Calçadão
Praça Veríssimo de Mello
Terminal Central, UBS – Maringá
Macaé Plaza Shopping
Posto Cancela
Campo de futebol na subida do Jardim Santo Antônio
Entrada da Malvinas
PSF do Morro de São Jorge
PSF da Ajuda de Baixo
PSF da Ajuda de Cima
PFS da Ajuda
PFS do Planalto
PFS Lagomar
Entrada da Nova Holanda
Em frente a praça principal do Aeroporto.

Perguntas e Respostas sobre a Campanha de Homeopatia:

1 – O que é Homeopatia e como ela age na pessoa?
A Homeopatia é uma especialidade médica que utiliza medicamentos em doses extremamente pequenas, indo estimular as defesas naturais do organismo, induzindo a pessoa a se recuperar da doença pelas suas próprias forças.

2 – É uma vacina?
Não é vacina. Não imuniza contra a Dengue. Ela faz com que as nossas defesas imunológicas sejam fortalecidas, mas não substitui uma vacina.

3 – A pessoa que usa homeopatia poderá contrair dengue?
SIM, porém o que se observa é uma forma mais suave da doença com minimização do quadro febril, das dores no corpo e das complicações hemorrágicas.

4 – Usar homeopatia causa algum efeito colateral?
NÃO, porque ela não é uma “droga química”; elimina a doença de maneira suave, proporcionando um bem estar físico e mental.

5 – Quem pode tomar a homeopatia?
Todos: crianças, gestantes, idosos, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e em especial, aqueles indivíduos que já tiveram Dengue.

6 – A homeopatia é reconhecida e autorizada pelo Ministério da Saúde?
SIM, está respaldada na Portaria nº 971 do Ministério da Saúde, de 03/05/2006.