Dia D de Combate à Dengue: mobilização nacional neste sábado

Mar 1, 2024 5:24:00 PM - Jornalista: Joice Trindade

As ações do dia D acontecem também no projeto 'Sábado com Mais Saúde'

A mobilização nacional para o Dia D de combate à dengue vai acontecer neste sábado (2) com diversas ações no município . Os locais que vão acontecer são: Feirinha da Roça ao lado do Supermercado Extra,calçadão da avenida Evaldo Costa (Visconde de Araújo), Shopping Plaza Macaé e Colégio Municipalizado Coquinho (Praia Campista). O objetivo do Dia D é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. A programação visa à união de esforços entre poder público, profissionais de saúde e a comunidade para controlar a dengue e garantir a saúde da população.

Na lista também estão os bairros Jardim Santo Antônio, que receberá visita domiciliar e recuperação dos imóveis fechados, além da Virgem Santa com distribuição de material informativo, registros de solicitações e orientações. Outros pontos serão Pronto de Socorro do Aeroporto, Unidade de Pronto Atendimento (UPA Barra), UBS Lagomar e Hospital Público Municipal da Serra (HPMS Trapiche). O Dia D combate à dengue também será realizado durante o projeto 'Sábado com Mais Saúde', que terá nas ESF Engenho da Praia, ESF Jardim Franco, ESF Lagomar A/D, ESF Lagomar B/C e UBS Lagomar, a partir das 8h.

Neste sábado (2) para combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, equipes vão intensificar as ações ações. Durante o Dia D de combate à dengue, as equipes vão vistoriar imóveis, terrenos baldios e comércios em busca de recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas. A remoção dos criadouros é apontada como fundamental pela Secretaria de Saúde para interromper o ciclo de transmissão da dengue.

O aumento da dengue está relacionado a fatores como calor excessivo e chuvas intensas e houve o ressurgimento no Brasil dos sorotipos 3 e 4 do vírus. Vale lembrar que as ações da força-tarefa montada pela Prefeitura de Macaé no controle às arboviroses estão sendo reforçadas. A Secretaria de Saúde implementou um novo fluxograma de atendimento aos pacientes com suspeita dessas doenças. Os pacientes que estiverem nas unidades de urgência e emergência serão encaminhados para um consultório específico, como também os casos suspeitos de Covid. Este paciente será testado para dengue, zika e chikungunya e, de acordo com o sintoma, a testagem será para Covid.

Outra ação da Secretaria de Saúde é a busca ativa durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, para que possam identificar se tem alguém naquela residência com sintomas e se já procurou a unidade de saúde. A prefeitura destaca que já foi ministrado em Macaé um treinamento para estes profissionais com o objetivo de orientar e melhor atender os moradores, principalmente os mais resistentes em procurar as unidades de saúde.
Sábado com Mais Saúde - O projeto 'Sábado com Mais Saúde' prossegue até o dia 6 de abril aos sábados, alternando as unidades por regiões administrativas. Além de orientações sobre o combate à dengue, a unidade aberta nesta data oferece outros serviços, como coleta de preventivo e atualização da carteira vacinal, garantindo a imunização de crianças e grupos específicos contra doenças como sarampo, rubéola, difteria, tétano e meningite, influenza, febre amarela, entre outros.

Confira as datas e unidades abertas das próximas edições do projeto 'Sábado com mais Saúde':

Neste sábado, dia 02/03, os moradores podem ir até o ESF Engenho da Praia, ESF Jardim Franco, ESF Lagomar A/D, ESF Lagomar B/C e UBS Lagomar para contar com os serviços de saúde disponíveis.

Já no dia 09/03, as unidades ESF Barra/Brasília, ESF Fronteira A/B, ESF Nova Esperança A/B, ESF Nova Holanda A/B, Sala de vacina do Pronto Socorro Aeroporto (somente vacinação) e UBS Barramares estarão de portas abertas.

No dia 16/03, será a vez do atendimento nos locais ESF Aroeira, ESF Botafogo, Casa da Vacina (somente vacinação), ESF Centro, ESF Horto, ESF Imbetiba, ESF Malvinas A/C, ESF Malvinas B, ESF Morro de Santana, ESF Morro de São Jorge, ESF Virgem Santa e ESF Cajueiros.

Além disso, no dia 23/03, os moradores das regiões atendidas pelas unidades ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, UBS Novo Horizonte, ESF Praia Campista, UBS Novo Cavaleiros e ESF Imboassica terão acesso aos serviços de saúde oferecidos.

E para finalizar, no dia 06/04, as unidades ESF Córrego do Ouro, ESF Frade, ESF Glicério e ESF Trapiche estarão abertas, assim como as unidades ESF Areia Branca, ESF Bicuda Grande, ESF Bicuda Pequena e ESF Sana.


Fotos Relacionadas