Centro, Aroeira, Virgem Santa, Visconde de Araújo, Shopping Plaza, Lagoa de Imboassica, Nova Holanda, Parque Aeroporto, Jardim Esperança e Lagomar vão receber as atividades
O Dia D de combate ao Aedes aegypti será neste sábado (30) e contará com mobilizações em diversos pontos de Macaé, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção às arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus. A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde coordena as ações.
- Moradores são convidados a participar de atividades que incluem ações educativas e conscientização sobre a importância do combate ao mosquito e a eliminação de possíveis criadouros. A participação da população é fundamental para o êxito das ações, visto que pequenos cuidados no dia a dia podem fazer uma grande diferença na luta contra a proliferação do mosquito – comentou o gerente de Vigilância Ambiental, Luan Campos.
Na Feirinha da Roça, no Centro, uma Tenda Educativa será montada na Rua Manoel Joaquim dos Reis como uma ação educativa em formato de abordagem e bate papo com feirantes e frequentadores a partir das 7 horas.
Todas as demais ações acontecem a partir das 8 horas. Na Praça Arlindo Mourão, Aroeira, haverá abordagem e informações gerais. Na Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, Virgem Santa, será promovido um bate-papo com registro de solicitações e denúncias da comunidade no sábado letivo da escola municipal da Virgem Santa, com participação de pais, alunos e comunidade.
Na Associação de Moradores Visconde de Araújo – Praça da Igreja Santo Antônio, uma Tenda Educativa será montada com atividades esportivas e culturais como Capoeira, Jiu Jitsu, Ginástica, Futebol de Quadra, Futmesa, Golzinho e outros.
No Shopping Plaza, haverá abordagem e conscientização com foco nos lojistas, colaboradores e público em geral. Na Lagoa de Imboassica, haverá abordagem e conscientização para munícipes. Na Igreja Evangélica Visão e Fé, na Nova Holanda, haverá roda de conversa, abordagem e panfletagem nas ruas próximas. No Parque Aeroporto, panfletagem e visita domiciliar.
No Jardim Esperança, na Empresa Drill Maxter, será feita uma visita guiada e roda de conversa e inspeção com os funcionários. Na UBS Lagomar e adjacências, roda de conversa, abordagem e panfletagem.
O supervisor geral da Gerência de Vigilância Ambiental, Marcelino Rocha, destacou a importância da mobilização comunitária.
"Este sábado representa uma oportunidade para reforçar a conscientização e agir coletivamente, garantindo um ambiente mais saudável para todos", comentou, pontuando que as atividades visam educar e engajar a comunidade.
Na segunda-feira (2) será realizado um mutirão no Parque Valentina Miranda, acompanhado de uma tenda informativa para orientar os moradores. Já na terça (3), a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental estará na localidade de Águas Maravilhosas, seguindo na quarta-feira (4) para Areia Branca. O mutirão se estenderá ao Engenho da Praia na quinta-feira (5), também com uma tenda informativa para tirar dúvidas da população. Na sexta-feira (6), o Mirante da Lagoa receberá outro mutirão e uma tenda informativa.