Dia D de doação de sangue acontece neste sábado, 25

Nov 24, 2023 12:55:00 PM - Jornalista: Genimarta Oliveira

Neste Dia D as doações poderão ser feitas das 7h30 às 17h30

O Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde de Macaé, lança neste sábado (25), a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.Nesta data também é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Neste Dia D, as doações poderão ser feitas das 7h30 às 17h30, na unidade localizada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro.

Entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro, a equipe da unidade preparou uma série de atividades alusivas ao tema. Durante a Semana do Doador serão realizadas atividades de conscientização, homenagens aos doadores, sorteio e distribuição de brindes. O atendimento será das 7h30 às 12h30.

Para facilitar o acesso dos doadores, o Hemonúcleo possui agendamento eletrônico, por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé, na aba "Doe Sangue". O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, por conta da proximidade das férias e de datas comemorativas de fim de ano.

O Serviço Municipal de Hemoterapia conta com uma equipe multidisciplinar com médicos especialistas, enfermeiras, assistente social, biólogas, biomédicas, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.

Os doadores podem ir espontaneamente ao Serviço Municipal de Hemoterapia ou agendar. O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, no Centro. O telefone para contato é (22) 2796-1756.

Requisitos básicos para doação:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);

Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.