“Dia D de Doação de Sangue” é realizado pelo Serviço de Hemoterapia do município

Nov 25, 2023 3:11:00 PM - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

O Dia D de doação aconteceu neste sábado até às 17h30

“O Dia D de Doação de Sangue” aconteceu neste sábado (25), no Serviço de Hemoterapia, que funciona anexo ao Hospital São João Batista. A ação que mobilizou doadores de todo município contou com maquiagem, lanche e até sorteios de brindes entre as pessoas que compareceram ao local.

O responsável técnico pelo setor, o médico Hematologista, Adelmo Daumas Gabriel, enfatiza que a ação é muito importante, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano, quando o movimento aumenta nas estradas e o município recebe pacientes que possam necessitar do sangue.

Ele explica que o Serviço de Hemoterapia atende ao Hospital Público de Macaé (HPM), Pronto Socorro Municipal (PSM), Hospital da Serra (HS) e Hospital São João Batista (HSJB) e ainda atende aos municípios de Carapebus e Conceição de Macabu.

“Recebemos muitos doadores e muitos deles já são frequentes. Nós recebemos em média por dia de 40 a 50 voluntários que doam sangue. Em breve o nosso serviço terá um espaço maior que funcionará ao lado do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam)”, contou o médico.

A servidora pública, Sharleny da Silva Patrício, conta que doa sangue há sete anos. “Meu tipo sanguíneo é O positivo e faço isso pelo menos duas vezes por ano e me sinto muito feliz por ajudar a alguém que precisa”, afirmou.

As ações no Serviço Municipal de Hemoterapia, de acordo com as informações da assistente social, Karla Ferreira Barbosa, seguem até sexta-feira (1º de dezembro).

“Nós contamos com a parceria do pessoal da Nutrição do HPM que ofereceu um lanche gostoso e também de uma profissional voluntária que se ofereceu para maquiar as doadoras e, ainda teremos o diferencial de estarmos sensibilizando as Pessoas com Deficiências (PCDs), a também doar, pois contamos com uma especialista em Libras”, informou.

O Serviço Municipal de Hemoterapia do município funciona anexo ao Hospital São João Batista, na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, de segunda a sexta-feira, 7h30 a 11h30.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (22) 2796-1756.


Fotos Relacionadas