logo

Dia D de vacinação contra a poliomielite

08/06/2013 19:38:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Foram vacinadas crianças entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

As unidades de saúde de Macaé tiveram uma rotina diferente neste sábado (8). No dia D de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias) compareceram aos cerca de 40 postos do município para receber a gotinha. A pequena Lara de Freitas Rangel Batista Machado, 4 anos, foi uma delas.

A dona de casa Maira Cristina Flores, 37, também reservou o dia para vacinar a sobrinha de oito meses. “É muito importante seguirmos o calendário de vacinas, pois isso diminui os riscos da doença”, afirmou Cristina que esteve na UPA do Lagomar para participar da campanha.

Em Macaé, a meta é vacinar 15.061 crianças. Os responsáveis apresentaram o cartão de vacinação para que a situação vacinal da criança e o cumprimento da continuidade das vacinas necessárias fossem avaliados pela Gerência do Programa Municipal de Imunização.

Para esta campanha foram mobilizados 300 profissionais da rede de saúde. A Campanha tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. Os 39 postos funcionam até as 17 horas.

A data marca o início da Campanha Nacional, que prossegue até 21 de junho. Pelo segundo ano a campanha acontecerá apenas em uma etapa e não mais em duas. A vacina é a única forma de evitar a poliomielite, uma doença grave, de fácil transmissão, e que afeta o sistema nervoso e provoca a paralisia.



Fotos Relacionadas