Foto: Moisés Bruno
Poliomielite e influenza são combatidas neste sábado em campanha de vacinação por toda a cidade
Kellen Barreto, mãe de Alice Barreto, de quatro anos; e o casal Alessandra Frade e Ivan Silva, pais de Alia, de três anos, priorizaram a saúde de seus filhos levando os pequenos para receberem a vacina contra a poliomielite neste sábado (8) na Casa da Vacina. Quarenta e três espaços para vacinação são disponibilizados pela secretaria de Saúde para a imunização tanto de poliomielite quanto de influenza (para todas as pessoas acima de seis meses), das 8 às 17 horas.
O Dia D de Vacinação contra a poliomielite é destinado a crianças de 2 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); 2 meses a 1 ano para atualização de caderneta em atraso (Vacina VIP) e para crianças de 1 ano a menores de 5 anos na dose extra (VOP) e atualização de caderneta.
A mãe Alessandra enfatizou que a vacinação é fundamental para proteger as crianças contra a poliomielite, além de contribuir para a erradicação da doença.
- A conscientização sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças é fundamental para garantir a saúde e bem-estar das crianças – enalteceu Kellen.
A gerente da Vigilância em Saúde, Elenice Sales, assinalou que a vacinação no sábado demonstra o compromisso com a saúde pública e com o bem-estar de toda a população. “A vacinação aos sábados contribui para ampliar a cobertura vacinal e permite que mais pessoas tenham acesso inclusive à vacina contra influenza”, expressou, garantindo que a Vigilância em Saúde está empenhada em promover a vacinação e conscientizar a população sobre a importância da imunização.
“Mantenho o cartão de vacinação em dia e sigo o calendário de imunizações recomendado pelas autoridades de saúde”, afirmou.
Confira os locais de vacinação:
"A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul", atesta o Ministério da Saúde.