Mutirão de visitação de imóveis, operação de coleta de resíduos e entulhos, panfletagem e caminhada de conscientização da população sobre os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes Aegypti. Estas e outras ações serão realizadas nesta quarta-feira (8) em diferentes bairros e comunidades de Macaé como estratégia do “Dia D”, definido pelo governo como prioridade para a redução dos casos de dengue registrados no município.
A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, conta com o apoio das secretarias de Educação e Infraestrutura, envolvendo diversos agentes que estarão nas ruas com um propósito comum: chamar a atenção dos macaenses sobre o risco que está presente dentro das residências.
“Cerca de 90% dos focos de proliferação do Aedes está dentro das residências. Por isso, o Dia D terá duas ações principais: a conscientização da população sobre os cuidados que devem ser realizados todos os dias em suas casas, e a ação do governo em recolher resíduos e entulhos propícios ao criadouro dos mosquitos. Só assim vamos conseguir evitar um cenário de epidemia de dengue e reduzir os índices de infestação”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alexandre Cruz.
As ações nesta quarta-feira serão concentradas no Centro e percorrerão também a Barra de Macaé, Visconde, Aroeira, Lagomar e Parque Aeroporto, além da orla da Praia dos Cavaleiros. Agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental (CEVAS) realizarão visitas em imóveis para identificação de focos de proliferação do mosquito, além de orientação a moradores. Os pontos foram definidos de acordo com o índice de infestação do Aedes.
Recolhimento de resíduos
O Dia D marca também o início da ação “Cata-Entulho” que será realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos até o dia 20 deste mês em diferentes bairros, comunidades e distritos da Serra de Macaé.
O objetivo da programação é orientar a população a destacar todos os materiais inservíveis que podem se tornar focos de proliferação do mosquito, no dia e horário de recolhimento definido na programação.
“Esta é uma ação efetiva e importante para reduzir os focos de proliferação do Aedes. A população deve ficar atenta ao cronograma de recolhimento dos resíduos e promover o descarte adequado desse material que será recolhido pela equipe da prefeitura”, apontou o secretário de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.
Um novo Dia D de Combate à Dengue já está programado para 14 de junho, com concentração das equipes da Saúde em Trapiche.