logo

Dia da artilharia é comemorado no Forte Marechal Hermes

10/06/2006 11:44:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O dia da artilharia foi comemorado na manhã deste sábado (10), na nona Bateria de Artilharia Antiaérea Escola Forte Marechal Hermes. No evento, estiveram presentes o presidente da Guarda Municipal, coronel Matoso, representando o prefeito Riverton Mussi, a gerente de Comunicação da Petrobrás, Gláucia Terra, Francisco Agostinho (presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé – Acim), além de antigos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (Feb).

Na solenidade foi lembrado o patrono Marechal Emilio Luiz Mallet, quando guardas históricos vigiavam busto dele, onde colocou-se corbélia de flores. Todos os soldados cantaram canção da artilharia e declamaram o poema “Se”. Em seu discurso, o comandante Igor Carlos Batista enalteceu a biografia do Marechal Mallet.

Este evento acontece simultaneamente em todas as unidades militares de artilharia do Exército Brasileiro, nas diversas regiões do país. Em Macaé, há cerca de 200 homens, entre soldados, cabos, sargentos e oficiais. O Forte localiza-se num total de 122 mil metros quadrados de área.

Situada em posição estratégica no litoral do município de Macaé, a Nona Bateria é a única organização militar representante do Exército Brasileiro na Guarnição. Sua principal missão é propiciar a cobertura Antiaérea a tropas terrestres, permitindo a sua atuação em Zona de Combate, negando o uso do espaço aéreo ao inimigo.

Para isso, é dotada do Míssil Portátil IGLA – fabricação russa e testado com sucesso em combates recentes, sendo o míssil mais moderno e eficiente da Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.