Dia da Água traz reflexão sobre o papel de cada um para a preservação

17/03/2023 15:03:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Ações com diferentes abordagens buscarão sensibilizar crianças e adultos para as transformações necessárias que o planeta requer

A reflexão e a conscientização sobre o papel que cada um tem para a preservação da água estão no centro da temática proposta pela ONU para o Dia Mundial da Água 2023: Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo. Em Macaé, o assunto será abordado durante a programação realizada na Imbetiba, no dia 22 de março. Ações com diferentes abordagens buscarão sensibilizar crianças e adultos para as transformações necessárias que o planeta requer.

A campanha global da ONU tem na Fábula do Beija-Flor a inspiração sobre o impacto da atitude individual para o todo, mostrando que cada ação conta para solucionar a crise mundial da água. Para isso, Macaé terá uma grande feira a céu aberto com a participação de diferentes setores da prefeitura, instituições como o Nupem e empresas, entre elas a BRK e a Ecologika.

“É um dia voltado à reflexão sobre a importância da água e que mudanças podem ser promovidas em nosso dia a dia para que a gente consiga, enquanto sociedade, contribuir para a solução das questões relacionadas à falta de água e saneamento. Estamos convidando toda a população para que participe com a Secretaria de Ambiente nas ações do Dia Mundial para juntos repensarmos nossas atitudes, dentro dessa proposta trazida pela ONU e fazermos a nossa parte”, destacou a secretária de Ambiente, Isaura Sales.

A programação é aberta ao público e realizada das 8h às 12 e das 14h às 17h, na Avenida Elias Agostinho. Haverá oficinas sobre Cordões Rochosos e Tartarugas Marinhas (Nupem/UFRJ); praticantes de Canoa Havaiana mostrando a importância da água e de sua preservação na prática esportiva; intervenção sobre saúde bucal com a Coordenação de Odontopediatria trazendo uma reflexão sobre o uso consciente da água durante a escovação, além da realização do projeto Verão para Todos (Defesa Civil), levando pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para o banho de mar e outras atrações como ginástica laboral.