Dia da Mulher Negra será celebrado com Fórum de Igualdade Racial

24/07/2022 12:52:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A doutora em Política Social (Feminismo Negro no Brasil), Rosália Lemos, é uma das convidadas do evento

Nesta segunda-feira (25), Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, será realizado, a partir das 14h, no Paço Municipal, o ‘IV Fórum de Igualdade Racial - Empreendedorismo: uma herança ancestral’. No evento da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, serão lançados o Plano Municipal de Igualdade Racial, o Disque Racismo e o Prêmio Drª Olga Neme.

A doutora em Política Social (Feminismo Negro no Brasil), Rosália Lemos, e a cantora macaense Amanda Amado participam do Fórum.

O Plano Municipal de Igualdade Racial regulamentará as ações antirracistas do município. Já o Disque Racismo - (22) 99244-7709 – será um instrumento para a identificação de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero). Ele possibilitará ainda o levantamento de dados sobre discriminação em Macaé. Por sua vez, o Prêmio Drª Olga Neme será uma homenagem a mulheres negras empreendedoras.

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi sancionado pela Lei 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê, e viveu no século XVIII. Depois da morte do companheiro, José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo e, através de sua liderança, os quilombolas resistiram à escravidão por duas décadas, até 1.770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da população, 79 negros e 30 índios, foi assassinada; e outra, aprisionada.


Fotos Relacionadas