Foto: Cláudia Barreto
Trinta mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Parque Municipal Atalaia
Ipê amarelo, Ingá e sibipiruna foram algumas das espécies nativas da Mata Atlântica plantadas no Parque Municipal Atalaia, nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore. A iniciativa contou com a participação de 120 alunos de escolas municipais e privadas de Macaé. Na ocasião, as crianças também participaram da oficina de jardinagem, com o plantio de jiló, beterraba, agrião, alface, entre outros. A realização é da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.
De acordo com o Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, o Parque Atalaia é uma das reservas ambientais mais importantes de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.
Com o paladar saudável, Olívia Morelo de Almeida, de seis anos, experimentou o plantio do agrião e confessou que vai cuidar da muda para que ela possa florescer e, com isso, se tornar apta para consumo. “ Gostei muito de aprender como se planta. Vou levar para casa e cuidar da muda todos os dias. O dia de hoje fez com que eu aprendesse a importância de preservar a natureza”, destacou a aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Cleide Canela de Souza, localizada em Córrego do Ouro.
O "Dia da Árvore" no Brasil é comemorado dia 21 de setembro. O intuito é incentivar a preservação das árvores e das florestas, conscientizar a sociedade sobre as consequências do desmatamento, poluição e outros vícios nocivos, além de ressaltar a importância das árvores no equilíbrio do ecossistema. A ação contou com a participação da Guarda Ambiental.
“Durante a ação, as crianças aproveitaram para conhecer um pouco do Parque. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do município e da riquíssima biodiversidade que o Parque abriga. E por ter sido no passado um dos primeiros mananciais utilizados no abastecimento de água da cidade, acumula também um importante valor histórico”, destacou o Secretário.