Dia da Voz: Paisi realiza evento para a saúde vocal dos idosos

18/04/2023 14:16:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), da Secretaria Adjunta de Atenção Básica/Secretaria Municipal de Saúde, comemorou o Dia Mundial da Voz, nesta terça-feira (18), na sua sede, no Bairro Imbetiba. Os idosos atendidos na unidade participaram da “Manhã de Bate-Papo” sobre a saúde vocal e oficina de canto com o Grupo “Cantando a Vida”.

A programação contou com oficina de estimulação cognitiva a partir da demonstração de exercícios simples que contribuem para os cuidados e a prevenção de doenças relacionadas à voz. A equipe também trabalhou a voz com música e falou da importância do evento uma vez que alterações na voz podem ser apenas o envelhecimento da musculatura da laringe ou sinais de doenças, como o câncer de laringe.

As atividades foram realizadas pela equipe de fonoaudiólogas do programa, Denise Taranto, Elaine Peixoto, Renata Porto e Débora Coelho. No Paisi, o trabalho com os idosos é feito o ano todo e eles são encaminhados ao tratamento adequado quando necessário.

O senhor Francisco Silva, 69 anos, fez e repetiu o exercício várias vezes no evento.


“Entendi que precisamos fortalecer a musculatura dos órgãos ligados à voz. Isto é muito importante para continuarmos nos comunicando bem”, avaliou.



Dona Arlinda Ramos, 74 anos, contou que ama cantar com o grupo.


“Aqui aprendemos muito sobre socialização e a voz é muito importante na nossa vida sempre. É saúde”, enfatizou.



A coordenadora do Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, Janiane Nunes, participou da comemoração. Ela destacou a participação dos idosos, que lotaram o pátio da unidade, e a interação deles com a equipe.


“A voz é uma forma de se expressar e quem canta seus males espanta. Esta apresentação do coral da oficina dos nossos idosos é um momento de gratidão e de confraternização”, disse.



A unidade Paisi funciona à Rua Dr. Bueno, 190, e atende idosos a partir de 60 anos de idade. Para receber o atendimento no programa, aqueles entre 60 e 79 anos precisam apresentar encaminhamento de um profissional da Saúde. Nesse grupo, idosos com algum tipo de comorbidade têm prioridade no atendimento. Já os acima de 80 anos não precisam de encaminhamento, devendo ir direto ao órgão.

O Dia Mundial da Voz é 16 de abril, que foi sábado, e é celebrado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) desde 1999, mas, somente a partir de 2003 teve impacto global. Este ano, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, em parceria com o Departamento de Voz da SBFa, promove a Campanha Nacional da Voz, tendo como embaixadora atriz e cantora Lucy Alves e o tema é “Voz, Conexão Sem Fronteiras”.


Fotos Relacionadas